21 de fevereiro de 2012

Resultado final do Tour Of Oman 2012

extraído de http://prologo.uol.com.br/ e adaptado pela redação

Peter Velits (Omega Pharma-Quick Step) conquistou o Tour de Omã 2012 e reforçou ainda mais o brilhante início de ano da equipe belga, que já havia se destacado com Levi Leipheimer e Tom Boonen. 

O ciclista eslovaco terminou a 5ª etapa da competição – 158 km entre Royal Opera House, Muscat- Jabal Al Akhdhar (Green Mountain) – na segunda posição, mas o resultado foi o suficiente para assegurar a camisa de líder a Velits. Em Al Akhdar, Velits e Vincenzo Nibali (Liquigás) destoaram na subida final da etapa-rainha e completaram a prova em 4h43min47s – 25 segundos à frente de Sandy Casar (FDJ – BigMat).

Ainda assim, a diferença mínima de Velits para Nibali ( o eslovaco tinha apenas um segundo de vantagem para o italiano) gerou um grande estresse na 6ª e última etapa da competição, que foi vencida pelo jovem Marcel Kittel (1t4i).

No sprint intermediário, onde os três primeiros colocados bonificavam, um ciclista da Liquigas conseguiu a pontuação. Num primeiro momento, a organização da prova havia registrado que Nibali seria o atleta, mas após rever o vídeo chegaram a conclusão que foi Peter Sagan quem assegurou os pontos.

"Nós não sabíamos o que estava acontecendo, porque estávamos na certeza de que ele não tinha pegado o bônus", afirmou um aliviado Velits. "Depois de um tempo o comissário viu as imagens e era bastante claro que ele não conseguiu, mas fique bastante tenso e estressado para ser honesto”, emendou o campeão do Tour de Omã.

Kittel deixa Omã confiante 

Marcel Kittel (1t4i) foi o vencedor da 6ª etapa e assegurou seu segundo triunfo dentro da competição. Uma boa maneira para o alemão enterrar ainda mais seu suposto envolvimento com doping, que ganhou repercussão algumas semanas atrás. O resultado traz segurança para Kittel e para a equipe, que tem no jovem e promissor sprinter seu principal nome em 2012.

No sprin final, Kittel superou Peter Sagan e Tyler Farrar (Garmin-Barracuda), segundo e terceiro respectivamente. “Começo de ano nunca é fácil. Todos estão tentando fazer o seu melhor, mas ainda há coisas para melhorar – inclusive no trem do time. Conseguimos encontrar um caminho. Hoje sabemos que temos condições de lutar contra outros grandes velocistas”, festejou o alemão.

Classificação da etapa 

1º KITTEL Marcel
Project 1t4i /3:11:04 

2º SAGAN Peter
Liquigas - Cannondale/ m.t. 

3º FARRAR Tyler
Garmin - Barracuda/ m.t. 

4º GALIMZYANOV Denis
Katusha Team/ m.t. 

5º BOUHANNI Nacer
FDJ - Big Mat/ m.t. 

6º OSS Daniel
Liquigas - Cannondale/ m.t. 

7º KRISTOFF Alexander
Katusha Team/ m.t. 

8º BOONEN Tom
Omega Pharma - Quick Step/ m.t. 

9º GUARDINI Andrea
Farnese Vini/ m.t. 

10º GUSEV Vladimir
Katusha Team/ m.t.



Classificação Geral






Fotos