23 de setembro de 2011

Imposto para importação de bicicletas também sofre elevação...


Fonte: http://www.infomoney.com.br/tributos/noticia/

          Em meio ao anúncio do aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados, o governo também aproveitou a revisão anual da Letec (Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum) do Mercosul para aumentar de 20% para 35% a alíquota do II (Imposto de Importação) das bicicletas.
          Para o diretor executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Moacyr Alberto Paes, a medida é um avanço para o mercado nacional de bicicletas. “O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, mas tinha uma das menores alíquotas de importação do mundo. Consideramos a medida um avanço para o setor, uma vez que as importações do mercado informal prejudicam o segmento”, afirma.
          Dados do Ministério da Indústria e Comércio mostram que as importações de bicicletas aumentaram de forma significativa nos últimos anos. Em quatro anos, houve crescimento de 420%, passando de 49 mil produtos importados em 2006, para 255 mil em 2010.
          De acordo com Paes, as grandes mudanças pelas quais atravessa a indústria mundial de bicicletas geram oportunidade de desenvolvimento para os fabricantes nacionais, fazendo com que o País possa se tornar um grande polo exportador do produto.
          Segundo o presidente, essa mudança pode (não é certeza!) abrir novos mercados para a indústria nacional. “O Brasil pode e deve tentar se posicionar como uma alternativa de produção para o mundo e capturar uma parte da demanda global. Algumas empresas nacionais, inclusive, já estão sendo procuradas por grandes players mundiais com interesse na produção de seus produtos aqui no País”, explica.
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Opinião da redação do blog
       
          Comprar bicicletas importadas agora será mais difícil. Mas, em compensação, nossa indústria nacional, como Vzan e Caloi, por exemplo, serão beneficiadas e já têm, disponíveis no mercado, excelentes produtos, dos mais simples até peças recheadas de tecnologia e feitas grande parte em carbono, inclusive.

Trânsito não muda no Dia Mundial Sem Carro. Nada mudou...

Originalmente escrito por Galtiery Rodrigues                                                           Adaptado pela redação do Blog

          Você sentiu diferença no trânsito de Goiânia ontem? Provavelmente, não. O dia marcado por inúmeras iniciativas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro não foi atípico, pelo contrário. Não houve alteração perceptível no número de veículos nas ruas e a quantidade de acidentes de trânsito permaneceu na média dos demais. Até as 17 horas, a central de ocorrências da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) havia registrado 45 casos sem vítima e o Corpo de Bombeiros atendeu, das 7 horas até o final da tarde, 18 ocorrências com vítimas. Entre elas, a envolvida foi Valdete Campos Pereira, de 72 anos.
           Apesar do aumento de ciclistas nas ruas, os congestionamentos continuaram os mesmos. E as autoridades que se arriscaram a andar de bicicleta para incentivar a população sentiram na pele o perigo que é pedalar entre os carros. O presidente da AMT, Miguel Tiago, foi quem percorreu o maior trajeto. Ele saiu de casa, no Setor Jaó, região norte de Goiânia, e foi até a sede da agência, no Setor Serrinha, região sul. Ele constatou: “Realmente não é seguro sair por aí pedalando. Fiquei preocupado e até com medo em alguns momentos” (Jura?). Miguel conta que ao passar pela Avenida José Monteiro, em frente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Negrão de Lima, um ônibus passou bem próximo a ele, o que lhe assustou.
          Apesar disso, ele avalia que o dia foi positivo, em razão do envolvimento de vários órgãos públicos e da reflexão que possibilitou. Cita dado que demonstra o envolvimento da população. O número de bikes nos bicicletários dos terminais de ônibus Bandeiras, Araguaia e Cruzeiro aumentaram 50%. E isso aconteceu porque a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) promoveu campanha de incentivo, em que isentou da tarifa do ônibus aqueles que fossem de bicicleta para alguns destes terminais para pegar o coletivo depois.
           Antônio Júnior, 30, sempre vai trabalhar de bicicleta. Ontem, a reportagem o encontrou, quando atravessava uma das faixas de pedestre da Avenida Anhanguera, no Centro, empurrando a “magrela”.“Nem sabia que tinha dia específico para comemorar isso. Que bom! Pedalo muito em Goiânia e é difícil encontrar motoristas educados e que respeitam o ciclista.”  
          O dia, que começou com o governador em exercício José Eliton (DEM) pedalando da Tamandaré até a Praça Cívica, terminou com passeio ciclístico promovido pelo Detran-GO na noite de ontem, com cerca de 300 ciclistas.
Lembemo-nos: dia 22 de Setembro é o dia mundial sem carro... use sua bicicleta ou vá a pé! Faz bem para a saúde, exceto quando um veículo não te atropela ou você é roubado(a) em plena luz do dia...



Programa de Recuperação de Estradas do Governo Estadual está em andamento...


Por redação do blog
     
       Este programa prevê inicialmente (1ª etapa) a reconstrução de 2.081,4 quilômetros que contemplarão 42 trechos rodoviários de 28 rodovias pavimentadas estaduais espalhadas em todas as regiões de Goiás.
      Com início previsto em 15 de julho de 2011, o que já não foi cumprido, pois a 1ª obra iniciou-se somente em 1º de Setembro, as obras consistem na retirada do pavimento antigo, deteriorado, e na construção de uma nova capa asfáltica, com a consequente sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas). Com a conclusão da primeira etapa do Programa, a Agetop prevê o início da segunda fase, que ocorrerá em 2012, só não sabemos quando exatamente, se será em Janeiro ou até Dezembro de 2012... Neste grupo estão elencados 55 trechos em 41 rodovias estaduais, num total de 2 mil quilômetros.
      Somados os dois grupos iniciais do Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais, a Agetop reconstruirá em dois anos cerca de 42 % da malha viária pavimentada do Estado, com a renovação do pavimento de rodovias importantes para o escoamento da produção agropecuária e para a movimentação de cargas responsáveis pelo abastecimento de produtos diversos.
      Veja a seguir os trechos beneficiados, na 1ª etapa somente, pelo Programa de Reconstrução de Rodovias e quais já estão em andamento conforme legenda abaixo.
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[Em andamento]
[Vianópolis-GO - Nossa cidade - Identificação]
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Grupo I - Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais - 2011
Item
Rodovia
Trecho
Ext. Trecho (Km)
01
GO-020
CRISTIANÓPOLIS / PIRES DO RIO
50,4
02
GO-040
ARAGOIÂNIA / ENTR. GO-215 (PONTALINA)
75,3
03
GO-050
CHAPADÃO DO CÉU / DIVISA GO/MS
37
04
GO-050
TRINDADE / CAMPESTRE
24,1
05
GO-060
IPORÁ / PIRANHAS
90,2
06
GO-070
ENTR. GO-154 / ITABERAÍ
22
07
GO-080
JARAGUÁ / GOIANÉSIA
53
08
GO-112
SIMOLÂNDIA / IACIARA
50,3
09
GO-118
DIVISA DF/GO/ SÃO JOÃO DA ALIANÇA
95,5
10
GO-154
ITAGUARI / ITAGUARU
16,3
11
GO-154
CERES / CARMO DO RIO VERDE
14,4
12
GO-154
PILAR DE GOIÁS / SANTA TEREZINHA
44,2
13
GO-164
CONTORNO DE FIRMINÓPOLIS
1,1
14
GO-164
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS / SANCLERLÂNDIA
38
15
GO-164
QUIRINÓPOLIS / PARANAIGUARA
65
16
GO-164
CIDADE DE GOIÁS / ARAGUAPAZ
116,7
17
GO-164
ARAGUAPAZ / NOVA CRIXÁS
119,8
18
GO-164
NOVA CRIXÁS / SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
94,9
19
GO-174
RIO VERDE / APARECIDA DO RIO DOCE
62,3
20
GO-174
IPORÁ / MONTIVIDIU
116
21
GO-184
JATAÍ / ITUMIRIM
80,6
22
GO-206
INACIOLÂNDIA / QUIRINÓPOLIS
45,2
23
GO-206
QUIRINÓPOLIS / CAÇU
68,2
24
GO-206
CONTORNO DE QUIRINÓPOLIS
3,9
25
GO-220
ENTR. BR-158 / MONTIVIDIU
81,5
26
GO-222
PERÍMETRO URBANO DE ARAÇU
1,8
27
GO-222
ANÁPOLIS / NERÓPOLIS
29,7
28
GO-225
CORUMBÁ DE GOIÁS / PIRENÓPOLIS
19
29
GO-241
SANTA TEREZA DE GOIÁS / FORMOSO
21
30
GO-302
APORÉ / ITAJÁ
44,8
31
GO-330
PIRES DO RIO / IPAMERI
54,7
32
GO-330
IPAMERI / CATALÃO
57,4
33
GO-330
VIANÓPOLIS / PIRES DO RIO
75,6
34
GO-336
ENTR. BR-153 / ITAPACI
17,6
35
GO-341
MINEIROS / DIVISA GO-MS
114,6
36
GO-346
ENTR. BR-020 / CABECEIRAS
43
37
GO-420
ENTR. GO-070 /BRAZABRANTES / NOVA VENEZA
19,2
38
GO-428
CAMPINORTE / NOVA IGUAÇU
26
39
GO-515
PANAMÁ / GOIATUBA
18,2
40
GO-530
ARAGUAPAZ / ARUANÃ
56,4
41
GO-536
ENTR. GO-020 / SENADOR CANEDO
6,6
42
GO-556
ENTR. GO-428 / ALTO HORIZONTE
9,9
Total
2.081,4
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O treho da GO-330 correspondente a Vianópolis/Catalão está no lote 13 do programa de reconstrução e a conclusão do julgamento final do processo licitatório deu-se no dia  19 de Agosto de 2011 (concidente com o dia do aniversário de Vianópolis). Visto que a empresa vencedora da licitação possui 6 meses corridos para a conclusão da obra, esse trecho deve estar pronto até dia 19 de Fevereiro de 2012. A empresa que refará a capa asfáltica será a empresa BT - Construções LTDA, vencedora da licitação com o valor de R$17.158.997,72.