por Paulo Octávio
Apesar da Shimano ser o mais famoso fabricante de grupos
para bikes, a SRAM possui o mesmo padrão de qualidade, não deixando a desejar
em nada. Ao contrário, o custo-benefício é melhor, já que nos últimos grupos (2014), o grupo mais básico da SRAM para speed
está praticamente com o mesmo peso do segundo melhor grupo da Shimano, o
ultegra. Dá pra acreditar?
![]() |
SRAM Apex |
Desde a linha Apex a SRAM oferece grupos com 10 velocidades.
Além disso, o acabamento das peças é sempre levado a sério desde o grupo mais básico. Os
shiftlevers (STI é uma nomenclatura exclusiva da Shimano) têm um sistema de acionamento que confunde um pouco quem está acostumado somente a usar Shimano. A SRAM Não
usa em suas alavancas o visor indicador de marcha. Ao contrário da Shimano, a SRAM não oferece
pedivela com três coroas. Ao invés disso, desde a linha de entrada, a Apex,
eles oferecem um cassete com a relação 11-32 (11 dentes na menor catraca e 32
dentes na maior). O peso desse grupo fica em torno dos 2,4kg.
![]() |
SRAM Rival |
Logo acima do Apex está a linha Rival. É um grupo com foco
na relação custo/benefício. Suas manetes de freio já são de fibra de carbono.
Ele é um grupo bem mais sofisticado que o Apex. Não apenas por conta do peso,
mas também pela precisão de seu funcionamento. Assim, como na linha Apex, conta
com a opção de cassette 11-32, ainda com a mudança do câmbio traseiro. O peso
desse grupo fica em torno dos 2,3kg.
O penúltimo grupo da SRAM é a linha Force, que tem versões de 20 e 22 marchas. A tecnologia da linha
RED está empregada na Force, porém de maneira mais simplificada. A linha
Force normal oferece melhor peso e maior precisão em relação à linha Apex. Já a
Force 22 oferece a mais, além do menor peso e maior precisão, a quantidade de
velocidades na catraca. Algo inovador é que a SRAM garante que nesse grupo você terá à sua
disposição todas as combinações de catraca e coroa, ou seja, você pode usar
coroa maior com com catraca maior e vice-versa sem dor na consciência por cruzar a corrente . Há também a opção
de freio a disco. O peso de ambos fica abaixo dos 2,1kg.
