fonte:http://prologo.uol.com.br/scripts/materia/materia_det.asp?idMateria=6248&idCanal=1&stCanal=Estrada
Por Tadeu Matsunaga
O novo sistema de pontuação implementado pela UCI (União Ciclística Internacional) para seleção das principais equipes do pelotão WorlTour tem gerado um certo desconforto, principalmente para os ciclistas intitulados como gregários.
Acostumados a um trabalho árduo em prol da esquadra, e buscando muito mais os interesses do plantel do que benefício próprio, o fato de priorizar os pontos individuais dos ciclistas podem restringir a função dos gregários.
Com o foco em países de segundo e terceiro escalão, as esquadras de ponta optaram por investir em ciclistas de menor visibilidade, o motivo é simples. A nova escala de pontos proposta pela entidade. Em contrapartida, muitos desses atletas irão priorizar a pontuação para si próprio e deixará de pensar nos pontos úteis a equipe ou auxiliar no trabalho para um líder em uma grande volta. _______________________________________________________________________
Opinião da redação
Um gregário é aquele ciclista que trabalha, a mando do diretor, em prol de um ciclista com maiores chances de se tornar campeão de uma competição ou do capitão da equipe. Com a instituição desse novo sistema de pontuação adotado pela UCI, os gregários, querendo ou não, terão que pensar mais em si para continuar obtendo pontuações que lhes dão mais prestígio e reputação ao longo de suas carreiras.
De forma geral, a competição tende a ficar mais individualista, ou seja, o trabalho em equipe não será voltado para beneficiar um só, mas todos que estão envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário