30 de novembro de 2011

Programa de Reciclagem do carbono...


Todas as empresas, varejistas e ciclistas estão convidados a participar do esforço...

Milhares de bicicletas em fibra de carbono acabam em aterros sanitários a cada ano, e a Specialized quer mudar isso.
Com base em programas já existentes de reciclagem de fibra de carbono usada pela indústria aeroespacial, a Specialized quer manter antigas bicicletas de carbono longe de aterros e torná-las reutilizáveis. A empresa de bicicletas da Califórnia vai fazer isso trabalhando com lojas de bicicletas para coletar quadros de carbono danificados e transportá-los para um reciclador nos EUA. O programa será expandido para as suas operações na europa, logo que os recursos adequados forem identificados.
O processo de reciclagem de fibra de carbono consiste em cortar o quadro em seções menores, em seguida, queimar o epóxi que mantém as fibras juntas em um ambiente isento de oxigênio. Isso resulta em fibras mais curtas, com as mesmas propriedades que o material original que pode ser usado em uma variedade de outras aplicações.
"Você provavelmente não vai fazer uma bike de carbono reciclada, mas você pode fazer uma gama de produtos com as fibras mais curtas”. "Além de manter estes quadros fora do aterro, você está recuperando o carbono utilizando uma energia significativamente menor do que levou para fazer o material virgem".
"A Specialized está empenhada em resolver o que acontece com nossas bikes no final de suas vidas, porque isso é ecologicamente correto, logo é o certo a se fazer. Mas este programa não é pra ser exclusivo da marca", disse Bainbridge. "Trek também está fazendo um bom trabalho aqui e todas as empresas do setor que produzem produtos de carbono estão encorajadas a participar no esforço."
Daqui para frente, participando também comerciantes que mexem com produtos specialized aceitarão quadros de carbono (de qualquer marca), que será captado e enviado para a reciclagem. A Specialized apresentará um relatório para a indústria na Eurobike 2012 e mostrará dados sobre o número de quadros reciclados, a quantidade de fibra de carbono recuperada, e o que foi aprendido.
Complexo Specialized na Califórnia
"Vamos fazer uma chamada formal para uma coalizão da indústria de reciclagem de fibra de carbono", disse Bainbridge. "Este é um problema comum que todos nós precisamos de resolver. Trata-se de colaboração, e não egos. Venha Eurobike, vamos compartilhar tudo o que aprendemos. "
A empresa entrará em contato com seus revendedores em janeiro para tratar as especificidades de como lidar com retornos de quadros de carbono e a data de início para o programa pegar de volta.

Alberto e sua ambição de um tetracampeonato no Tour...


Por Daniel Balsa

Alberto Contador não esconde de ninguém que sua maior ambição para 2012 é retomar a coroa do Tour de France. Após a quinta colocação neste ano, o tetracampeonato virou questão de honra para o espanhol da Saxo Bank. Porém, diferente das outras edições, o contrarrelógio será até mais decisivo que as montanhas francesas, pois serão 91 km de crono no total, enquanto apenas duas das cinco etapas montanhosas terão chegada em subida.
Com tanto contrarrelógio na prova francesa, Contador, como não podia deixar de ser, deverá investir boa parte de seu treinamento neste tipo de disputa para a próxima temporada, o que faz com que o espanhol também sonhe com uma medalha nos Jogos Olímpicos de Londres.
“Esse é o tipo de desafio que me faz perguntar ‘por quê não?’ É uma oportunidade que eu realmente quero buscar. Se eu continuar bem após o Tour, tenho uma boa chance de tentar”, comentou o espanhol, que tem no currículo a vitória de um contrarrelógio no Tour de France de 2009.
Nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, Alberto Contador terminou a prova na quarta colocação, 1min18s atrás de Fabian Cancellara. Porém, o percurso possuía algumas subidas e descidas, o que favoreceu seu estilo de escalador. Em Londres, o trajeto será bastante plano, feito para contrarrelogistas puros, como o próprio Cancellara e o alemão Tony Martin.
O cansaço é outro fator que deverá ser levado em conta por Alberto. As Olimpíadas de Londres começa na semana seguinte ao Tour de France. Como disputa a prova para ganhar, Contador não terá refresco durante nenhum dia da competição, enquanto os contrarrelogistas podem se dar o luxo de tirar o pé nas montanhas – justamente quando o espanhol precisa acelerar para colocar tempo.

"Vou ter que ralar igual subaco de aleijado!"

Alberto terá que se dedicar bastante ao contra-relógio

Mérito reconhecido pela Rainha...



Por Fernando Bittencourt

Mark e a rainha Elizabeth II

Mark Cavendish foi condecorado nesta quarta-feira (30) pela Rainha Elizabeth II com o título da Ordem do Império Britânico. O campeão mundial de estrada deste ano recebeu a láurea das mãos da rainha no Palácio de Buckingham, em Londres, na Grã-Bretanha.
O ciclista de 26 anos foi notificado no dia 11 de junho de que faria parte da cerimônia realizada hoje. Todos os anos, nesta data, a monarca avisa os súditos que serão condecorados e Cavendish foi um dos escolhidos de 2011 em retribuição aos serviços prestados ao ciclismo britânico – antes mesmo de seu título mundial e da conquista da camisa verde no Tour de France.
O final de ano tem sido movimentado para Cavendish, que além de ter recebido a Ordem do Império Britânico, também integrou nesta terça-feira (29) a lista final das dez Personalidades Esportivas do Ano, nomeadas pela BBC.
O atleta, que migrará para a Sky em 2012, se juntará a um seleto grupo de ciclistas já condecorados pela rainha, como Victoria Pendleton, Bradley Wiggins, Geraint Thomas e Chris Hoy.