Adaptado de Jornal o Hoje

Para a arquiteta e coordenadora do Pedal Goiano, Gabriela Silveira, a ciclovia é em um trecho estratégico, por onde circulam trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como meio de transporte. Silveira complementa que espera que a pista do Eixo seja apenas o início de uma rede de ciclovias.
O Eixo Universitário terá 2,5 quilômetros, com uma faixa preferencial à direita da pista para os ônibus e outras duas para os veículos. Ficará proibido o estacionamento de veículos em toda a via, inclusive na Praça Universitária – que também ganhará uma ciclovia.
Atualmente, um ônibus do transporte coletivo gasta de 18 a 20 minutos para ir da Praça Cívica à Praça da Bíblia, em uma velocidade de 10 a 12 quilômetros por hora. Com o eixo, a expectativa da CMTC é reduzir o tempo para 10 minutos. A expectativa é que as obras fiquem prontas em seis meses.
Já o canteiro central será todo reformulado. Com a ciclovia de mão dupla ao longo da via. Todos os quiosques do canteiro central serão reformulados e padronizados. Na manhã de ontem, o primeiro pit dog da Rua 10 já estava de mudança. As calçadas das avenidas também terão um conceito sustentável e mobilidade – com rebaixamento.
Os retornos à esquerda na Avenida Universitária também serão fechados, com exceção ao cruzamento com a Rua 94, com a 225 e com a 239, a mesma do Hospital Araújo Jorge. Na última, apenas o serviço de urgência e emergência poderá fazer o retorno. A sinalização também será ampliada, com fiscalização eletrônica, 11 faixas de pedestres e 12 semáforos – 11 de travessia e um no cruzamento da Rua 94 com a 20.
O presidente da CMTC explica que em cada quadra haverá câmaras de monitoramento. Os veículos comuns poderão utilizar a faixa de ônibus apenas para entrar em garagem ou para conversões à direita. “Se observamos um carro circulando pela via em dois quarteirões seguidos, o condutor será penalizado”. Essa ação será de responsabilidade da Agência Municipal de Trânsito (AMT).
Além desta ciclovia, outra está sendo feita, ligando o jardim Guanabara até a Praça da Bíblia.
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Opinião da redação
Já passa da hora da administração dos meios de transporte de Goiânia começar a seguir o eficiente estilo europeu. Tomara que agora, com a excelente reforma dos terminais urbanos da cidade, com a valorização do transporte coletivo e com as novas ciclovias, as pessoas usem menos seus carros e optem por usar mais suas bicicletas ou o transporte coletivo.