27 de setembro de 2011

Soja, uma "bomba" proteica que substitui a carne vermelha.

Devido ao seu elevado (e reconhecido) teor de ácidos graxos poli-insaturados, fibra, vitaminas e minerais e ao seu reduzido teor de gordura saturada, o consumo de soja e produtos derivados pode ter um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares, no combate à osteoporose e a alguns sintomas desagradáveis da menopausa, na redução dos níveis do chamado colesterol mau (LDL) e na prevenção de alguns cânceres.
 Apesar de ser uma leguminosa, a soja apresenta características muito diferentes das leguminosas convencionais (feijão, grão, lentilhas, favas ou ervilhas). Tem um valor proteico superior e contém TODOS os aminoácidos essenciais.
O seu teor proteico é de tal forma substancial que se equipara ao da carne, sendo, se respeitada a proporção da quantidade, 4 vezes superior ao do ovo e 12 vezes maior que o do leite. Rica em potássio e fósforo, as suas sementes têm uma grande quantidade de vitaminas como a A, B, C e D.
Além disso, a soja:
- Atua na prevenção de doenças cardiovasculares;
- Ao contrário da carne e de outros produtos de origem animal, a soja conta com uma quantidade mínima de ácidos graxos saturados e não contém colesterol, podendo ser uma alternativa fiel e ideal ao consumo de carne, desde que consumida em uma quantidade um pouco maior do que o habitual.
- Ajuda a regular o peso;
- O seu elevado teor de fibra contribui para o controle do peso, uma vez que torna a digestão dos alimentos mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e retardando a absorção de alguns nutrientes, principalmente a glicose;
- Facilita também o trânsito intestinal;
- Pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer;
- Combate a osteoporose;
-Apesar de ser pobre em cálcio, a soja aumenta a retenção deste mineral no organismo, uma vez que, ao contrário da proteína animal, não favorece a sua excreção pela urina, impedindo a perda de massa óssea.
- Reduz os sintomas da menopausa;






Lista de Suplementos alimentares - Parte 1 de 7


Por Redação do blog

·     Ácido Linoléico Conjugado – CLA 
      É um derivado do lipídio encontrado principalmente em ovos, laticínios, carnes e aves. O CLA têm sido bastante utilizado como suplemento por atletas devido ao seu suposto efeito em aumentar a utilização de gordura pelo organismo e, assim, promover o emagrecimento e aumento de massa magra

      Estudos com animais têm demonstrado resultados animadores na redução de gordura corporal. Porém, os estudos em humanos não indicaram a mesma eficiência obtida em camundongos. Os melhores resultados em humanos na diminuição da gordura corporal aconteceram naqueles que tinham deficiência de CLA no organismo, como por exemplo   pessoas vegetarianas. Os obesos também conseguiram melhores resultados no uso do ácido linoléico conjugado na redução da gordura corporal. 
      Além de reduzir a gordura corporal, o CLA também poderia ser útil para diabéticos ao ajudar a evitar a hiperglicemia.

·     Albumina:
       É a proteína mais abundante em ovos. Presente também, no músculo e no sangue. Comercialmente extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar um dieta hiperprotéica.
·     BCAA - Leucina, Valina e Isoleucina
      São aminoácidos abundantes em carnes e que têm a característica de serem essenciais ao organismo, ou seja, o corpo não os produz.
      -Para que servem?
      Esses três aminoácidos passaram a atrair a atenção de pesquisas quando, na década de 80, formulou-se a hipótese de que seu uso reduz as chances do triptofano plasmático chegar à barreira hemato-encefálica reduzindo a produção de serotonina no cérebro, de modo que os sintomas de fadiga relacionada ao exercício seriam reduzidos. Porém, o seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

·     Bicarbonato de Sódio
      É um potente elemento tampão produzido pelo organismo.

      -Para que serve?
      Durante atividade com predomínio da glicólise anaeróbia, o pH sangüíneo tende a reduzir-se prejudicando a performance. O propósito de ingerir tal substância é para elevar o pH para que a queda da performance associada à acidez seja retardada.


Gostou? Amanhã vem a 2ª parte!