23 de janeiro de 2013

Podemos consumir álcool tomando suplementação?

por Paulo Octávio Tassinari
Antes de responder essa pergunta é preciso entender algumas coisas.

     Quando você faz exercícios, na verdade você está quebrando as fibras do tecido muscular. Durante o descanso, geralmente quando dormimos, essas fibras são reconstruídas através da síntese de proteínas. Esse processo é responsável pelo crescimento muscular.
     A suplementação serve para aumentar o nível de determinados nutrientes nas células musculares, contribuindo para o processo de recuperação e crescimento do músculo.
     O álcool, apesar de não combinar com atividades físicas, não anula os efeitos do suplemento nem causa efeitos colaterais. Mas isso não quer dizer que os efeitos serão os mesmos!
     O álcool não inibe mas atrapalha o processo de construção muscular. Isso porque ele diminui a síntese de proteínas, inibe os efeitos da insulina e do hormônio do crescimento no corpo, além de diminuir a produção de testosterona.
     Portanto, o álcool pode atrapalhar não só o desempenho, mas também a sua saúde. Entre os efeitos negativos desta substância, estão ainda a desidratação corporal, problemas do fígado e alteração do estado de humor e reflexos.
    Quando você ingere uma grande quantidade de álcool, o seu fígado fica ocupado convertendo este em acetato. Durante esse processo, qualquer nutriente, vitamina ou mineral que passar por ele será automaticamente eliminado.

     Se você quer ganhar massa muscular, precisa evitar ao máximo o consumo de álcool, pois ele atrapalha todo o processo metabólico responsável pela hipertrofia muscular.
    Sendo assim, fica atestado que álcool e qualidade de vida não combinam. No entanto, o segredo está sempre no equilíbrio. Você pode beber com moderação, mas lembre-se de que o exagero pode colocar em risco os seus esforços para obter o corpo ideal.