16 de novembro de 2011

Ciclovias em Goiânia: um grande avanço no transporte.

Adaptado de Jornal o Hoje



De acordo com o presidente da Companhia Metro­politana de Transportes Coletivos (CMTC), José Carlos Xavier, o Eixo Universitário é um marco para a mobilidade urbana de Goiânia. “Não há solução para o transporte em geral com o transporte individual”. Goiânia já teve uma ciclovia, que foi desativada a partir da construção da Marginal Botafogo.

Para a arquiteta e coordenadora do Pedal Goiano, Gabriela Silveira, a ciclovia é em um trecho estratégico, por onde circulam trabalhadores e estudantes que usam a bicicleta como meio de transporte. Silveira complementa que espera que a pista do Eixo seja apenas o início de uma rede de ciclovias.

O Eixo Universitário terá 2,5 quilômetros, com uma faixa preferencial à direita da pista para os ônibus e outras duas para os veículos. Ficará proibido o estacionamento de veículos em toda a via, inclusive na Praça Universitária – que também ganhará uma ciclovia.

Atualmente, um ônibus do transporte coletivo gasta de 18 a 20 minutos para ir da Praça Cívica à Praça da Bíblia, em uma velocidade de 10 a 12 quilômetros por hora. Com o eixo, a expectativa da CMTC é reduzir o tempo para 10 minutos. A expectativa é que as obras fiquem prontas em seis meses.

Já o canteiro central será todo reformulado. Com a ciclovia de mão dupla ao longo da via. Todos os quiosques do canteiro central serão reformulados e padronizados. Na manhã de ontem, o primeiro pit dog da Rua 10 já estava de mudança. As calçadas das avenidas também terão um conceito sustentável e mobilidade – com rebaixamento.
Os retornos à esquerda na Avenida Universitária também serão fechados, com exceção ao cruzamento com a Rua 94, com a 225 e com a 239, a mesma do Hospital Araújo Jorge. Na última, apenas o serviço de urgência e emergência poderá fazer o retorno. A sinalização também será ampliada, com fiscalização eletrônica, 11 faixas de pedestres e 12 semáforos – 11 de travessia e um no cruzamento da Rua 94 com a 20.





O presidente da CMTC explica que em cada quadra haverá câmaras de monitoramento. Os veículos comuns poderão utilizar a faixa de ônibus apenas para entrar em garagem ou para conversões à direita. “Se observamos um carro circulando pela via em dois quarteirões seguidos, o condutor será penalizado”. Essa ação será de responsabilidade da Agência Municipal de Trânsito (AMT).


Além desta ciclovia, outra está sendo feita, ligando o jardim Guanabara até a Praça da Bíblia.
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Opinião da redação

Já passa da hora da administração dos meios de transporte de Goiânia começar a seguir o eficiente estilo europeu. Tomara que agora, com a excelente reforma dos terminais urbanos da cidade, com a valorização do transporte coletivo e com as novas ciclovias, as pessoas usem menos seus carros e optem por usar mais suas bicicletas ou o transporte coletivo.

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