9 de setembro de 2014

Análise dos Grupos da SRAM. Leveza extrema a um custo relativamente baixo!

 por Paulo Octávio

Apesar da Shimano ser o mais famoso fabricante de grupos para bikes, a SRAM possui o mesmo padrão de qualidade, não deixando a desejar em nada. Ao contrário, o custo-benefício é melhor, já que nos últimos grupos (2014), o grupo mais básico da SRAM para speed está praticamente com o mesmo peso do segundo melhor grupo da Shimano, o ultegra. Dá pra acreditar?
SRAM Apex
Desde a linha Apex a SRAM oferece grupos com 10 velocidades. Além disso, o acabamento das peças é sempre levado a sério desde o grupo mais básico. Os shiftlevers (STI é uma nomenclatura exclusiva da Shimano) têm um sistema de acionamento que confunde um pouco quem está acostumado somente a usar Shimano. A SRAM Não usa em suas alavancas o visor indicador de marcha. Ao contrário da Shimano, a SRAM não oferece pedivela com três coroas. Ao invés disso, desde a linha de entrada, a Apex, eles oferecem um cassete com a relação 11-32 (11 dentes na menor catraca e 32 dentes na maior). O peso desse grupo fica em torno dos 2,4kg.

SRAM Rival
Logo acima do Apex está a linha Rival. É um grupo com foco na relação custo/benefício. Suas manetes de freio já são de fibra de carbono. Ele é um grupo bem mais sofisticado que o Apex. Não apenas por conta do peso, mas também pela precisão de seu funcionamento. Assim, como na linha Apex, conta com a opção de cassette 11-32, ainda com a mudança do câmbio traseiro. O peso desse grupo fica em torno dos 2,3kg.

O penúltimo grupo da SRAM é a linha Force, que tem versões de 20 e 22 marchas. A tecnologia da linha RED está empregada na Force, porém de maneira mais simplificada. A linha Force normal oferece melhor peso e maior precisão em relação à linha Apex. Já a Force 22 oferece a mais, além do menor peso e maior precisão, a quantidade de velocidades na catraca. Algo inovador é que a SRAM garante que nesse grupo você terá à sua disposição todas as combinações de catraca e coroa, ou seja, você pode usar coroa maior com com catraca maior e vice-versa sem dor na consciência por cruzar a corrente . Há também a opção de freio a disco. O peso de ambos fica abaixo dos 2,1kg.

A cereja do bolo da SRAM é a linha RED. Todos os avanços da marca são disponibilizados nesse grupo de 22 marchas, menor peso, maior precisão, freios hidráulicos e, futuramente, o câmbio eletrônico. Não é apenas o peso, a precisão, a opção de 22 marchas e de freios a disco ou a suavidade de rodagem. Ter o grupo topo de linha é para quem quer ter o melhor, mesmo que não vá aproveitar todas as vantagens, ou seja, por pura ostentação. O peso do grupo fica em torno dos 1,8kg



Nenhum comentário:

Postar um comentário