23 de setembro de 2011

Trânsito não muda no Dia Mundial Sem Carro. Nada mudou...

Originalmente escrito por Galtiery Rodrigues                                                           Adaptado pela redação do Blog

          Você sentiu diferença no trânsito de Goiânia ontem? Provavelmente, não. O dia marcado por inúmeras iniciativas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro não foi atípico, pelo contrário. Não houve alteração perceptível no número de veículos nas ruas e a quantidade de acidentes de trânsito permaneceu na média dos demais. Até as 17 horas, a central de ocorrências da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) havia registrado 45 casos sem vítima e o Corpo de Bombeiros atendeu, das 7 horas até o final da tarde, 18 ocorrências com vítimas. Entre elas, a envolvida foi Valdete Campos Pereira, de 72 anos.
           Apesar do aumento de ciclistas nas ruas, os congestionamentos continuaram os mesmos. E as autoridades que se arriscaram a andar de bicicleta para incentivar a população sentiram na pele o perigo que é pedalar entre os carros. O presidente da AMT, Miguel Tiago, foi quem percorreu o maior trajeto. Ele saiu de casa, no Setor Jaó, região norte de Goiânia, e foi até a sede da agência, no Setor Serrinha, região sul. Ele constatou: “Realmente não é seguro sair por aí pedalando. Fiquei preocupado e até com medo em alguns momentos” (Jura?). Miguel conta que ao passar pela Avenida José Monteiro, em frente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Negrão de Lima, um ônibus passou bem próximo a ele, o que lhe assustou.
          Apesar disso, ele avalia que o dia foi positivo, em razão do envolvimento de vários órgãos públicos e da reflexão que possibilitou. Cita dado que demonstra o envolvimento da população. O número de bikes nos bicicletários dos terminais de ônibus Bandeiras, Araguaia e Cruzeiro aumentaram 50%. E isso aconteceu porque a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) promoveu campanha de incentivo, em que isentou da tarifa do ônibus aqueles que fossem de bicicleta para alguns destes terminais para pegar o coletivo depois.
           Antônio Júnior, 30, sempre vai trabalhar de bicicleta. Ontem, a reportagem o encontrou, quando atravessava uma das faixas de pedestre da Avenida Anhanguera, no Centro, empurrando a “magrela”.“Nem sabia que tinha dia específico para comemorar isso. Que bom! Pedalo muito em Goiânia e é difícil encontrar motoristas educados e que respeitam o ciclista.”  
          O dia, que começou com o governador em exercício José Eliton (DEM) pedalando da Tamandaré até a Praça Cívica, terminou com passeio ciclístico promovido pelo Detran-GO na noite de ontem, com cerca de 300 ciclistas.
Lembemo-nos: dia 22 de Setembro é o dia mundial sem carro... use sua bicicleta ou vá a pé! Faz bem para a saúde, exceto quando um veículo não te atropela ou você é roubado(a) em plena luz do dia...



Nenhum comentário:

Postar um comentário