31 de outubro de 2011

[Dupla Vianopolina no Campeonato Goiano de Ciclismo 2011]

Por Paulo Octávio Tassinari Caixeta
Como previsto no calendário, o Campeonato Goiano de Ciclismo ocorreu nos dias 29 e 30, sendo que no 1º dia ocorreu a prova de contra-relógio, da qual não participamos. E no dia 30 ocorreu a prova de resistência, da qual participamos inscritos na categoria INICIANTE, que, apesar do nome, contou com ciclistas bastante preparados fisicamente e materialmente, o que a tornou concorrida e pesada. A largada deu-se aproximadamente às 09:20 da manhã e o percurso total foi de 70 Km em um relevo bastante complexo, com poucos trechos planos. Joel Filho conseguiu chegar em 11º e eu consegui chegar em 7º lugar. Ambos aprendemos muito com esta corrida, que é a 2ª oficial da qual participamos. Queremos ir mais longe na próxima corrida de que participarmos. Treinamento, bikes mais leves e fé em deus!!!
Aos nossos patrocinadores e familiares, mais uma vez, agradecemos profundamente por tudo que fizeram por nós. Tentaremos cada vez mais buscar a perfeição neste esporte maravilhoso que é o ciclismo.


30 de outubro de 2011

Definição e meios de prevenção das cãibras...


Fonte: www.wikipedia.com
Definição

As cãibras ou câimbras são contrações involuntárias e dolorosas de um músculo esquelético. São frequentes durante a noite, ou exercícios físicos extenuantes, em pessoas que não possuem condicionamento físico adequado.
Podem aparecer em diversas condições clínicas, por exemplo: hipocalcemia (baixos níveis de cálcio no sangue), hipopotassemia (baixos níveis de potássio no sangue) e baixa oxigenação.
Uma das principais causas da cãibra é o acúmulo de ácido lático no tecido, devido a degradação da glicose na ausência de oxigênio (glicólise). Havendo oxigênio suficiente, o ácido lático é convertido de volta para ácido pirúvico e transformado em acetil-CoA e dióxido de carbono, numa reação catalisada por enzimas.
A cãibra ainda é objeto de estudo, mas é certo que o espasmo é de origem nervosa ou neuromuscular. Experimentos de laboratórios têm mostrado que um músculo isolado, levado a "hiperencurtamento", permanece no estado de contração por algum tempo, a menos que seja forçado a se estender novamente. Esta situação está intimamente relacionada à cãibra.
O excesso de eletricidade estática do corpo provoca o desencadeamento das cãibras. O médico e pesquisador italiano Luigi Galvani (1737-1798) em coxas de rã descobriu que músculos e células nervosas eram capazes de produzir eletricidade, que ficou conhecida como então como a electricidade galvânica. Ele demonstrou que a eletricidade estática pode causar contrações musculares involuntarias. No entanto, por definição, uma cãibra é uma contração muscular involuntaria.

Prevenção
A cãibra está relacionada à carência de nutrientes no organismo, principalmente o magnésio, encontrado nos vegetais de folhas verdes escuras, como a couve, a rúcula, a escarola, o espinafre, o agrião, nos grãos de feijão, como lentilha, grão-de-bico e o próprio feijão e nos cereais integrais.
São necessárias boas condições de oxigenação para evitar as cãibras. Uma vez sentindo-as, é necessário parar a atividade e respirar profundamente, massageando a área. Existem condições clínicas específicas que levam a cãibras e que devem ser tratadas especificamente por profissionais de saúde, como anemias.
Comer alimentos ricos em potássio, como banana e batata não-descascada, podem ajudar a prevenir as cãibras musculares.
Contra as cãibras dos esportistas, praticando o esporte sem sapatos coloca os pês em contato direto com o chão para eliminar a eletricidade estática.
Contra as cãibras noturnas, é só usar uma pequena almofada anti-estática.
________________________________________________________________________
Confira agora as verdades e mentiras relacionadas. Essas informações são preciosas!
fonte: http://revistacontrarelogio.com.br


Mito: As cãibras são causadas por cansaço muscular.
Em termos: As cãibras podem ser causadas por vários motivos. Elas podem ser divididas em cãibras fisiológicas (que ocorrem em músculos normais, causadas pelo exercício físico), patológicas (que ocorrem em músculos ou nervos doentes) e cãibras sintomáticas (associadas a alguns tipos de doenças ou ao uso de medicamentos). Como nosso artigo é sobre as cãibras relacionadas ao exercício (fisiológica), todos os comentários referem-se a este tipo, que é o mais comum.

Mito: As cãibras são mais comuns nas pernas.
Verdade: Elas são mais comuns nos músculos que cruzam duas juntas (ou articulações), como os da panturrilha e anteriores e posteriores da coxa. Estes músculos são mais longos e o reflexo deles é mais estimulado, pois são esticados com maior freqüência. Uma outra forma de cãibras são as dores provenientes da contração involuntária do diafragma, que causa a famosa dor de barriga nos atletas destreinados ou que se submetem a um esforço exagerado.

Mito: Não se sabem as causas das cãibras
Em termos: Várias teorias tentam explicar a origem da cãibra associada ao exercício. A mais aceita foi desenvolvida por cientistas da África do Sul (Timothy Noakes e Martin Schwellnus) e envolve uma causa a partir do sistema nervoso. Todo músculo é controlado por um determinado nervo, que estimula a sua contração. Músculos que trabalham encurtados por muito tempo, como em uma maratona, levam a uma estimulação excessiva deste nervo, provocando um reflexo de contração anômala, desencadeando a cãibra.

Mito: Existem medicamentos que podem causar cãibras
Verdade: Várias substâncias podem facilitar a ocorrência de cãibras, entre elas, diuréticos e remédios para pressão.

Mito: Cãibras acontecem apenas em atletas destreinados
Falso! Mais de 90% das pessoas, mesmo não praticantes de corrida, terão algum episódio de cãibra durante a vida. Atletas destreinados que exageram na carga de exercícios apresentam maior risco de terem cãibras. Entretanto, mesmo veteranos podem ter cãibras, se realizarem um esforço acima do habitual.

Mito: Algumas pessoas têm mais cãibras que outras.
Verdade: Há uma predisposição pessoal para ter cãibras, que podem não parar de acontecer mesmo com tratamento adequado. Alguns atletas sempre têm cãibras após correr 30, 40 ou mais quilômetros, apesar de estarem bem preparados para correr, alimentarem-se bem e cumprirem boa hidratação. Este fenômeno ocorre mais em atletas idosos, pesados ou que não apresentem bons hábitos de alongamento.

Mito: Quanto mais nervoso o atleta, mais cãibras ele pode ter.
Verdade: O aspecto psicológico é importantíssimo para as cãibras serem evitadas. Em um estudo americano, apenas o ato de tomar uma pílula sem efeito (placebo) antes de uma maratona, levou a que um grupo de atletas tivesse menor incidência de cãibras que os atletas que disputaram a mesma prova. Quanto mais preparado mentalmente um atleta para seu desafio, melhor ele se sairá.

Mito: Durante uma cãibra, não há nada a fazer
Falso: Na hora em que uma cãibra ocorre, o grupo muscular afetado deve ser alongado de imediato, para reduzir a duração da dor e para evitar novas cãibras. Quando a dor é na região da panturrilha, a melhor maneira de alongar é subir um degrau ou uma guia e soltar o peso em cima do calcanhar, esticando o joelho e alongando os músculos do tendão de Aquiles. Quando a dor é na região da frente da coxa, apoiar o braço em algum poste ou parede, ficar em cima da perna que não dói e segurar o peito do pé da coxa contraída, tentando juntar o calcanhar na região glútea e jogando o corpo para trás. Logo após parar de correr, colocar gelo na musculatura dolorida ou tomar um banho frio ajuda de duas maneiras: previne a inflamação e melhora a dor local (baixa o estímulo dos nervos e do reflexo da cãibra). Se a cãibra for acompanhada de tonturas, mal-estar e vertigens ou desmaio, o atleta deve interromper imediatamente o exercício e procurar atendimento médico urgente.

Mito: Bebendo bastante água consigo prevenir cãibras
Falso: O consumo excessivo de água, sem reposição de sal, pode desencadear uma baixa do nível de sódio no sangue (hiponatremia), uma das causas de cãibras patológicas.

Mito: Comer bananas evita as cãibras.
Falso! A banana é uma ótima fonte de potássio, porém as cãibras associadas à perda de líquidos e sais pelo suor são devidas à diluição do sódio no sangue, como mencionado na explicação do mito anterior. O uso de bebidas isotônicas ou água e alimentos com sal são métodos mais efetivos para prevenir este tipo de cãibra.

Mito: Beber água tônica evita as cãibras
Falso: Embora o quinino, substância presente na água tônica, tenha sido usado na prevenção de cãibras, seu uso foi recentemente proibido nos Estados Unidos, devido à sua toxicidade. Mas em estudos europeus, idosos com cãibras noturnas tratados com quinino obtiveram sucesso no tratamento. De qualquer maneira, a quantidade de quinino na água tônica é muito pequena para ter efeito sobre cãibras.

Mito: Não há como prevenir as cãibras
Falso: O fator mais importante na prevenção é o treinamento adequado, progressivo e acompanhado do hábito de aquecer progressivamente ao iniciar a corrida e alongar a musculatura, especialmente depois de correr. A alimentação adequada e a reposição hidroeletrolítica durante a corrida previnem as cãibras que acompanham a desidratação e os desequilíbrios dos sais minerais (hiponatremia ou hipernatremia) ou da glicose (hipoglicemia). Se as cãibras são recorrentes, apesar de adequadamente tratadas, um médico especialista em Medicina do Esporte deve ser procurado.

28 de outubro de 2011

.::SKY BIKE::.


Por Paulo Octávio Tassinari

Conheci nesta semana o bike shop SKY BIKE em Goiânia e fiquei surpreso com tamanha atenção e gentileza por parte dos funcionários e do dono da loja. Outro ponto positivo deste estabelecimento comercial é o preço das peças em relação à concorrência local. Sinceramente, eles fazem de tudo para não perder um cliente. Foi muito bom fazer negócio com o Elvis (proprietário), que me ajudou bastante com os belos descontos que me deu. Precisamos é de vendedores que sejam parceiros de quem está disposto a investir em bicicletas. Quando você, leitor, for à Goiânia não deixe de passar na SKY BIKE. Ali eles desmontam a concorrência!
______________________________________________
Av T-2, n° 2689, QD 02 LT 01, Setor Bueno - CEP: 74215-010 - Goiânia/GO


+55 (62) 3251 - 9783

+55 (62) 3942 - 3864
vendas.skybike@hotmail.com
______________________________________________

Recomendamos!

Propriedades do mel...

          
          O mel é uma substância doce, manufaturada pelas abelhas a partir do seu néctar e guardada dentro das colméias para ser utilizado como alimento. É um alimento totalmente natural, que é proveniente de um órgão das flores, o nectário. Além de ter a função de adoçar, ajuda cuidar da saúde e do bom funcionamento do nosso organismo e trata doenças como: gripe, asma, amigdalite e bronquite.
          O mel é uma ótima fonte de energia e menos calórico que o açúcar. É rico em proteínas, vitaminas e sais minerais, auxiliando em problemas respiratórios, funções intestinais e sistema circulatório. O mel tem ação bactericida, anti-séptica, cicatrizante e revigorante.

Benefícios do Mel
  • Ajuda a tratar doenças respiratórias
  • Tem função cicatrizante e protetora na pele
  • Protege o fígado, promovendo a regeneração de suas células
  • Reforça o sistema imunológico
  • Tem ação antibacteriana e antiinflamatória
  • Auxilia em problemas de circulação e dos músculos
  • Ele facilita a digestão dos alimentos, regula o intestino e ativa o apetite
  • Auxilia no tratamento de doenças do coração
          Mas atenção: para conseguir esses efeitos o mel tem que ser puro. Para saber a procedência do produto observe se o rótulo traz o selo do Serviço de Inspeção Federal do Ministério da Saúde (S.I.F).


19 de outubro de 2011

Giro D'Italia 2012! Desta vez sem Alberto Contador...



       A 95.ª edição da Volta a Itália vai ser disputada de 5 a 27 de maio de 2012, com as três rimeiras etapas a serem corridas na Dinamarca, e a penúltima com subidas a Montirolo e ao Stelvio.
       O Giro, que se afigura "mais humano" que os anteriores, não deverá contar com o vencedor da última edição e também da de 2008, Alberto Contador (Saxo Bank), que hoje na apresentação do percurso assegurou que não está nos seus planos lutar pela camisola rosa.
       Contador e outros ciclistas presentes na apresentação reconheceram que em 2012 o Giro deverá ser "mais humano" que este ano, marcado pela duríssima subida ao vulcão Etna, na Sicília.
       A 95.ª edição do Giro tem início marcado para 05 de maio em Herning, na Dinamarca, país onde o pelotão percorrerá três das 21 etapas, cuja distância total perfaz 3.476,4 quilómetros.
       O Giro, que terá dois dias de descanso, "oferece" sete etapas dedicadas aos velocistas, outras tantas de montanha, seis com chegadas em alto, quatro de transição e três contrarrelógios.
       A última semana será a das grandes decisões, com os corredores a enfrentaram os Dolomitas, com várias chegadas em alto, como Cortina Vedelago e Alpe di Pampeago.
       A etapa rainha, que promete ser decisiva para determinar o sucessor de Alberto Contador, disputa-se em 26 de maio, com a chegada ao Stelvio, onde o Giro não subia desde 1975.
       Outra das tiradas que marcarão a luta pela rosa será a que vai ligar Falzes a Cortina, numa distância de 187 quilómetros, "recheados" com quatro contagens de montanha, três das quais de primeira categoria.
       Mantendo a tradição, a cidade de Milão, que no ano passado viu os italianos Michele Scarponi e Vincenzo Nibali terminarem nas segunda e terceira posições, será palco da chegada do Giro.

Lista das 21 etapas do Giro 2012:
1.ª etapa (5 maio): Herning-Herning (Dinamarca), 8,5 quilómetros (CRI)
2.ª etapa (6 maio): Herning-Herning, 206 km
3.ª etapa (7 maio): Horsens-Horsen, 205 km
4.ª etapa (9 maio): Verona-Verona, 32,2 km (CRE)
5.ª etapa (10 maio): Modena-Fano, 199 km
6.ª etapa (11 maio): Urbino-Porto Sant'Elpidio, 207 km
7.ª etapa (12 maio): Recanati-Rocca di Cambio, 202 km
8.ª etapa (13 maio): Sulmona-Lago Laceno, 229 km
9.ª etapa (14 maio): San Giorgio del Sannio-Frosinone, 171 km
10.ª etapa (15 maio): Civitavecchia-Assisi, 187 km
11.ª etapa (16 maio): Assisi-Montecatini Terme, 243 km
12.ª etapa (17 maio): Seravezza-Sestri Levante, 157 km
13.ª etapa (18 maio): Savona-Cervere, 121 km
14.ª etapa (19 maio): Cherasco-Cervinia, 205 km
15.ª etapa (20 maio): Busto Arsizio-Lecco Pian Dei Resinelli, 173 km
16.ª etapa (22 maio): Limone sul Garda-Falzes/Pfalzen, 174 km
17.ª etapa (23 maio): Falzes/Pfalzen-Cortina d'Ampezzo, 187 km
18.ª etapa (24 maio): San Vito di Cadore-Vedelago, 139 km
19.ª etapa (25 maio): Treviso-Alpe di Pampeago, 197 km
20.ª etapa (26 maio): Caldes/Val di Sole-Passo dello Stelvio, 218 km
21.ª etapa (27 maio): Milão-Milão , 31,5 km (CRI)

Extraído de:http://www.record.xl.pt/Modalidades/Ciclismo/interior.aspx?content_id=721880

Começa o recapeamento do trecho da Rodovia GO-330 (Vianópolis - Pires do Rio).

Por Paulo Octávio Tassinari
       Começou recentemente, mais precisamente no dia 13 de Outubro de 2011, o recapeamento da rodovia estadual GO-330, que liga Vianópolis à Pires do Rio. A distância entre as duas cidades é de 75 Km. O projeto de recapeamento de parte da malha asfáltica estadual está em andamento desde o começo de Setembro deste ano, período este de altos índices pluviométricos no estado inteiro.
       Vianópolis foi beneficiada pelo projeto, entretanto, ao adentrar a cidade no sentido trevo-centro, nota-se o desprezo com a rodovia na zona urbana do município. Assim sendo, o deputado estadual VALCENOR BRAZ conseguiu recursos com o governador Marconi para que fosse feito também, de maneira complementar, o recapeamento da rodovia na zona Urbana de Vianópolis.
       O treho da GO-330 correspondente a Vianópolis/Catalão está no lote 13 do programa de reconstrução de rodovias. Visto que a empresa vencedora da licitação possui 6 meses corridos para a conclusão da obra, esse trecho deve estar pronto até dia 19 de Fevereiro de 2012.



Caminhões trabalhando perto do trevo de Vianópolis-GO


17 de outubro de 2011

Uniformes para os grandes ciclistas. Um exagero que os consumidores sustentam...

Já se perguntou como é feita a logística para fornecimento de uniformes de uma equipe Profissional européia? Um atleta conquista a Maillot Jaune em uma etapa no Tour de France, no outro dia, seu uniforme inteiro é amarelo, com todas as logos dos patrocinadores no lugar certo. Nesse segundo dia ele perde a Maillot Jaune, mas ganha a Maillot Vert. E novamente no dia seguinte o uniforme, como que num passe de mágica, aparece todo verde.

Isso aconteceu no Tour desse ano com Cadel Evans. Logo no começo da prova ele vestiu a Maillot Vert, depois a de bolinhas, para depois voltar a usar as cores da BMC e terminar a corrida de amarelo.

Pois bem, a Hincapie Sports é a patrocinadora de uniformes da equipe BMC, e na renovação do contrato divulgou um press release informando o novo acordo, bem como algumas curiosidades sobre o fornecimento.

Todos os atletas recebem um kit contendo 300 peças. Isso mesmo, 300 por ano. Sem contar as peças especiais, como as camisas de líder de cada prova. Eles recebem, por exemplo, 3 tipos de manguito e 6 tipos de luvas. Tem também corta-ventos, coletes, capas de chuva, pernito, bonés, etc. Nada mais justo considerando que os ciclistas enfrentam durante a temporada corridas realizadas em diversas condições de tempo, entre as as realizadas no final do inverno até o auge do verão. É comum enfrentar esse tipo de variação de temperatura durante etapas de algumas corridas, como as do Giro d’Italia, por exemplo.

Para as camisas especiais, como a de campeão mundial, líder de alguma corrida, existe um representante da Hincapie trabalhando junto com a equipe, na tentativa de prever qual atleta tem as maiores chances de vestir determinada camisa. Assim, os favoritos sempre tem uma camisa já pronta por precaução. Mas somente a camisa. Para o kit completo, assim que o resultado chega, eles enviam um pedido para a fábrica, na Colômbia, que produz o kit imediatamente e o envia overnight, chegando no dia seguinte. Mesmo quando eles são pegos de surpresa, como foi o caso com Martin Kohler, campeão suíço de contra-relógio, eles conseguem o kit em no máximo dois dias.

Outro ponto interessante é que alguns atletas apresentam tamanhos não convencionais e precisam de roupas especiais. Alessandro Ballan, por exemplo, tem os braços muito longos, e precisa de camisas, jaquetas e manguitos feitos sob medida. Os ciclistas também podem fazer pedidos individuais para os forros de seus breteles, compondo-os do jeito que quiserem.

Um conforto desses, com roupas (e algumas vezes bicicletas) feitas sob medida para quem passa mais de 5hrs por dia, e cerca de 6 vezes por semana em cima de uma bicicleta realmente facilita um pouco a vida. O sofrimento fica mesmo só na hora de descer a marreta nas corridas.

______________________________________________________________________

Opinião da redação do blog


A conclusão incontestável: enquanto isso nós, consumidores brasileiros trouxas, se quisermos desfrutar do prazer de vestir um (apenas 1!) conjunto completo, temos que desembolsar pelo menos R$300,00, enquanto que os ciclistas usam seu uniforme novinho só uma vez e, talvez, descartam-o logo em seguida. Fico decepcionado com o luxo exagerado que eles possuem. Não se faz necessário, nem aqui nem no inferno, o uso de 300 uniformes por ano. Isso é um absurdo! De certo os ciclistas devem dormir de uniforme, casar de uniforme, tomar banho de uniforme, ******* de uniforme e assim por diante. Dessa forma, melhor mesmo é comprar as réplicas dos fabricantes nacionais, que têm preço acessível e muito boa qualidade.

Assista ao vídeo do Contra-Relógio Masculino no Pan 2011

Marlon Perez (COL) fez no menor tempo! E o Brasileiro Panizzo? Ficou em penúltimo, 13º...

16 de outubro de 2011

Resultados do Contra-Relógio no Pan 2011

por Emanuel Colombari, Direto de Guadalajara
A Colômbia reforçou neste domingo sua hegemonia nas provas de ciclismo dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara. Nas duas provas do dia, contra-relógio feminino e masculino, o país conquistou mais duas medalhas de ouro, com Maria Luisa Calle e Marlon Perez. Desta forma, somou três ouros em quatro provas de bicicletas.
A prova masculina contou com a participação do brasileiro Gregolry Panizo, que ficou com o 13º lugar ao completar as quatro voltas (40 km) no Circuito Pan-Americano de Ciclismo Contra-Relógio em 52'32". O ouro, com Marlon Perez, foi conquistado em 49'56", enquanto a prata foi para o argentino Matías Médici, que fez 50'00". Carlos Oyarzun, do Chile, completou o pódio: 50'27".
Em sua primeira volta, o brasileiro marcou o tempo de 12'57", afastado do então líder Gregori Brenes Ovando, da Costa Rica: 12'19". Mais tarde, o argentino Leandro Messineo marcou 12'16" e assumiu a ponta da competição.
Na segunda volta, Gregolry Panizo marcou 25'33" e foi alçado ao quinto lugar da competição. Na terceira volta, a marca chegou a 39'21". Na quarta, foi a 52'32", caindo para o então nono lugar dentre os 14 atletas inscritos na prova. Mais tarde, foi superado e caiu para o penúltimo posto da classificação oficial.
Após as quatro primeiras provas, o colombiano Marlon Perez estabeleceu a marca de 49'56", isolando-se na liderança e assegurando a medalha de ouro. Matías Médici, que foi prata também no Pan do Rio de Janeiro 2007, ficou com o segundo lugar.
Na versão feminina da prova, sem a participação de brasileiras, a medalha de ouro ficou com Maria Luisa Calle. A salvadorenha Evelyn García e a canadense Laura Brown completaram o pódio. No sábado, Hector Paez venceu o mountain bike cross country e deu o primeiro ouro ao ciclismo colombiano no Pan 2011.

10 de outubro de 2011

!Atenção para o Campeonato Goiano de Ciclismo!


Campeonato goiano de contra-relógio e estrada


CAMPEONATO GOIANO DE CONTRA-RELÓGIO E ESTRADA.

Será realizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia dia 29 de Outubro as 13:00 horas (etapa do contra-relógio) e na Cidade de Inhumas, no dia 30 de Outubro às 08:30 (etapa de estrada).
INSCRIÇÕES:
ANTECIPADAS (ATÉ 24 DE OUTUBRO) VIA SITE WWW.SISTIME.COM.BR 

R$ 50,00 + 1 kg de alimento para Super Elite e Junior

R$ 40,00 + 1 kg de alimento para as demais categorias

  Dúvidas? ligue: (LEO: 3224-2817) ou (9160-6432)

  • ***Veja a quantidade de inscritos no link abaixo***

No dia do evento – SOMENTE NA PROVA DE ESTRADA SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES COM O VALOR ALTERADA PARA R$60,00 + 1 KG DE ALIMENTO


Clique para Ampliar
Lembramos que a largada para a categoria Super Elite e Sub-23 do ciclismo de Estrada será às 9h da manhã do dia 30 e terá um percurso de 125 Km de extensão

Refrigerante, um vilão em nossa dieta.



A idéia de tomar uma bebidinha refrescante pode até ser boa, mas a verdade é que uma vida longe de doenças é muito melhor. Por isso, cuidado é a palavra quando o assunto é refrigerante. Beber uma lata de refrigerante todo dia é o pré-requisito para desenvolver a chamada síndrome metabólica, uma disfunção que aumenta em 50% o risco de doenças cardiovasculares.

A síndrome metabólica causa uma série de problemas de saúde, como o aumento da circunferência abdominal, a diminuição dos níveis de bom colesterol (HDL-c) e a elevação da pressão arterial, por exemplo. É muito comum também estar associada a doenças como derrames, infartos e diabetes.

Um estudo que avaliou 6000 indivíduos com risco para a síndrome metabólica, concluiu após 4 anos de análise que 53% dos indivíduos que ingeriram uma ou mais latas de refrigerante ao dia desenvolveram a síndrome. E o mais interessante é que, segundo alguns pesquisadores, não importa se o refrigerante é normal, light ou diet.

Outros estudos apontam o risco de sobrepeso e obesidade em consumidores de refrigerante. Muitos nutricionistas apontam os refrigerantes como o maior mal na dieta de jovens e adultos e um dos principais responsáveis pela epidemia da obesidade. Isso porque os refrigerantes não passam de bebidas cheias de açúcar. O que significa que podem contribuir imensa e ativamente no desenvolvimento do diabetes.

O fato é que não faltam estudos falando a respeito do mal que os refrigerantes representam. E o pior: além de fazerem mal, não fazem qualquer bem. São ricos em corantes, conservantes, estabilizantes, flavorizantes e acidulantes. Tudo que uma alimentação saudável não precisa o refrigerante tem.

O açúcar presente nos refrigerantes é absorvido rapidamente pelo organismo, elevando a glicemia, ou seja, os níveis de glicose no sangue. A elevação da glicemia desencadeia a produção de insulina, o hormônio responsável pela entrada de glicose nas células. O processo provoca uma queda nos níveis de glicose sanguínea, levando o corpo a aumentar a concentração de grelina e outros hormônios capazes de induzir a fome. É assim que os refrigerantes causam ainda mais obesidade.

Uma curiosidade impressionante: cada copo de refrigerante tem mais ou menos nove colheres de chá de açúcar. E um dado alarmante: nos últimos 30 anos o consumo de refrigerantes subiu 400% no Brasil. Definitivamente os refrigerantes não andam rendendo notícias boas.

Fora a obesidade, os diabetes e as doenças cardiovasculares, o consumo frequente de refrigerantes também causa cáries, gastrite, osteoporose e níveis elevados de triglicérides. Beber refrigerante estimula a produção de gases, intensificando flatulências. 

Datas das competições ciclísticas do PanAmericano 2011


Os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara ocorrem de 13 a 30 de outubro. O Brasil irá participar de quatro modalidades: Bicicross, Estrada, Mountain Bike e Pista.
Para o ciclismo, o calendário de competições será:
  • 15/10 Mountain Bike
  • 16/10 Competição de Contra Relógio
  • 17/10 a 20/10 competições de Pista,
  • 21/10 BMX e para finalizar
  • 22/10 Estrada.

Diferença Aero

Por Redação do Blog

A importância do uso da aerodinâmica no ciclismo já é do conhecimento de todos que o praticam.A primeira vez que essas mudanças se tornaram visíveis foi no Tour de France de 1989, quando o ciclista LeMond levou vantagem de 8s em relação a Fignon por estar em uma bicicleta com aerodinâmica mais bem trabalhada e exclusiva, até então, vencendo o Tour. Até aí tudo bem, mas a questão é: de que adianta a aerodinâmica para um ciclista amador, sem acesso a túneis de vento e peças específicas para cada situação de corrida?

A primeira coisa a saber é que o arrasto aerodinâmico de uma bicicleta convencional é de apenas 1/3 de quando o conjunto bicicleta + ciclista está formado. Ou seja, é muito mais viável e eficiente buscar o arrasto pelo ciclista do que pela bicicleta

Logo, se você está a fim de dar mais trabalho a seus parceiros de treino e economizar uns (baitas) segundos (considerando uma distância de 40km percorrida a uma velocidade média de 37km/h – tempo total: 1h05min), faça o seguinte:




- Remover a garrafinha e suporte: 26s.
- Raspar as pernas: 5s (Aí está o argumento que você usa para a pergunta que sempre te fazem por aí “Uai, por que você depilou as pernas?”).
- Meias de Nylon: 4s.
- Shoe Covers (bota de cobertura da sapatilha) 13s .
- Skinsuit de manga curta: 29s.
- Capacete aero: 47s.

Fonte (Alemã): http://www.lustaufzukunft.de/pivit/aero/aerodynamik.html

7 de outubro de 2011

Equipes de Ciclismo do PanAmericano 2011

Saiu a lista de nomes dos atletas do ciclismo que representarão o Brasil nesta edição do PanAmericano 2011 que acontecerá em Guadalajara (MEXICO). Com este elenco de atletas o Brasil tem grande chance obter medalhas de Ouro.

Haverá 4 modalidades de ciclismo, sendo elas: pista, estrada, MTB e BMX. Veja agora a relação de nomes.


BMX


Masculino

Deivlim Balthazar – Americana Bicicross Clube
Renato Rezende – Clube de Ciclismo de São José dos Campos
Feminino
Naiara de Almeida Silva – Jacarei Bicicross Clube
Squel Stein – Clube Rio Sulense de Bicicross
Dirigente – Guilherme Pussieldi


ESTRADA E PISTA

Masculino

Armando Camargo – São José dos Campos
Flávio Cipriano – Memorial Santos
Gregolry Panizo – Clube Dataro de Ciclismo
Luiz Carlos Amorin – PZ Racing
Murilo Fischer – Garmin Cervelo

Rafael Andriato – Petroli Firenze
Robson Ribeiro Dias – São José dos Campos
Thiago Nardin – São Francisco/Ribeirão Preto
Feminino
Clemilda Fernandes Silva – São José dos Campos
Janildes Fernandes Silva – São José dos Campos
Sumaia Ali dos Santos – São José dos Campos
Uênia Fernandes de Souza – Forno D’Assolo Colavita

Dirigentes – Antonio Silvestre, Emerson Silva e Hernandes Quadri
.

 
Murilo Fisher (Equipe Garmin-Cervelo)

Falece Anésio Argenton


Araraquara (SP) se despediu de seu Maior ídolo, Anésio Argenton, que foi o único medalhista de Ouro no ciclismo Pan-americano de 1959, ocorrido em Chicago (EUA).
“O ciclismo brasileiro perde um símbolo. À família, nossas condolências”, disse o prefeito de Araraquara, Marcelo Barbieri.
A emissora EPTV central fez uma breve homenagem a este grande ciclista que acabou de partir e que deixou um grande território conquistado no ciclismo brasileiro.
Ao senhor Anésio, nossos sentimentos.

3 de outubro de 2011

Campeonato goiano de contra-relógio e estrada


CAMPEONATO GOIANO DE CONTRA-RELÓGIO E ESTRADA.


Será realizado no Autódromo Internacional Ayrton Senna em Goiânia dia 29 de Outubro as 13:00 horas (etapa do contra-relógio) e na Cidade de Inhumas, no dia 30 de Outubro às 08:30 (etapa de estrada).
INSCRIÇÕES:
ANTECIPADAS (ATÉ 24 DE OUTUBRO) VIA SITE WWW.SISTIME.COM.BR 


R$ 50,00 + 1 kg de alimento para Super Elite e Junior
R$ 40,00 + 1 kg de alimento para as demais categorias
         
  Dúvidas? ligue: (LEO: 3224-2817) ou (9160-6432) 

No dia do evento – SOMENTE NA PROVA DE ESTRADA SERÃO ACEITAS INSCRIÇÕES COM O VALOR ALTERADA PARA R$60,00 + 1 KG DE ALIMENTO

Clique para Ampliar

Dicas internacionais para perder peso


Escrito por PATRÍCIA ZWIPP

Emagrecer e manter o peso não são tarefas fáceis. O que poucos sabem é que alguns hábitos simples de diferentes países podem ajudar a concretizar o sonho de muitos. Confira sugestões de 19 locais, incluindo o Brasil, listadas pelo site Health. Depois, basta colocá-las em prática.
Tailândia
Comida tailandesa está entre as mais picantes do mundo. A pimenta, além de aumentar o seu metabolismo, faz com que coma mais devagar. "Ao comer rápido, até o momento que o corpo envia sinais de que está satisfeito, já ingeriu demais. Comer devagar é uma estratégia boa para perda de peso", disse James Hill, ex-presidente daSociedade Americana de Nutrição.
Brasil
A tradicional combinação de arroz com feijão é uma boa dica. Um estudo publicado na revistaObesity Researchconstatou que uma dieta que consiste principalmente na dupla reduz o risco de excesso de peso em cerca de 14%, quando comparada com a comida típica ocidental. Isso porque tem pouca gordura e é rica em fibra.
Reino Unido
Prefira pequenas porções, como os ingleses. Se você vai a um McDonald's de Londres, na Inglaterra, o funcionário não vai perguntar se prefere aumentar o lanche. A opção foi interrompida no Reino Unido depois de avaliarem que representava menos de 0,1% das vendas.
Indonésia
Islã, a religião líder do país, incentiva o jejum periódico, sem comida ou bebida do amanhecer ao anoitecer. Outros na Indonésia praticam mutih, que permite apenas água e arroz branco. Embora especialistas não recomendem o jejum para controle do peso, a opção moderada pode quebrar o modelo de comer sem pensar, segundo James Hill, ex-presidente daSociedade Americana de Nutrição. "A maioria dos americanos nunca espera ficar com fome. Comemos a próxima refeição antes de termos digerido totalmente a última." Não há necessidade de abstinência rigorosa para obter esses benefícios psicológicos. Basta cortar as calorias pela metade por um dia.
Polônia
Coma em casa com mais frequência do que fora. Os poloneses gastam apenas 5% do orçamento familiar com restaurantes. Quem se alimenta mais longe do lar tende a investir em pratos menos saudáveis e, portanto, engordar.
Alemanha
Não pule o café da manhã, como fazem 75% dos alemães diariamente, em comparação com apenas 44% dos americanos. E eles não investem em opções gordurosas e calóricas. Saboreiam frutas, cereais integrais e pães. Pesquisadores britânicos descobriram que, se deixar a primeira refeição do dia de lado, o centro de recompensa do cérebro se ilumina mais intensamente quando a pessoa vê um alimento de alto teor calórico, tornando mais provável não resistir à tentação.
Holanda
Na Holanda, o número de bicicletas (18 milhões) supera o de pessoas (16,5 milhões). Deixe o carro de lado e invista na magrela, pelo menos para pequenos trajetos próximos de casa. Ao pedalar em um ritmo moderado, é possível queimar cerca de 550 calorias por hora.
Suíça Prove muesli, um cereal suíço feito com aveia, frutas e nozes. As fibras da iguaria tornam a digestão mais lenta, fazendo com que se sinta satisfeito por mais tempo. Mas leia a embalagem com atenção, porque a quantidade de açúcar pode variar de 2g a 14g por porção.
Rússia
Faça uma horta. As casas de campo ou "dachas" russas, onde 51% dos moradores da cidade passam fins de semana e férias de verão, quase sempre têm um jardim. Então, os habitantes cultivam hortaliças e frutas, que vão direto para seus pratos.
Malásia
O açafrão-da-terra (cúrcuma) cresce nas florestas da Malásia. Um dos principais componentes do tempero é uma substância chamada curcumina, que age contra a gordura. Um estudo recente da Universidade de Tufts, dos Estados Unidos, descobriu que ratos alimentados com alto teor de gordura e pequenas quantidades de curcumina ganharam menos peso que os que seguiram a mesma dieta, mas sem a iguaria. Os pesquisadores acreditam que o ingrediente suprime o crescimento do tecido adiposo e aumenta a queima de gordura. Acrescente a iguaria em suas refeições.
França
Não coma com pressa. Permanceça bastante tempo à mesa, converse bastante. "Para os franceses, comer é o evento do dia", disse Fred Pescatore, presidente da Associação Internacional e Americana de Nutricionistas Clínicos. Refeições lentas incentivam a comer menos, já que a conversa retarda o garfo e dá tempo para perceber que está satisfeito.
Hungria
Os húngaros gostam de alimentos em conserva, como pepino, pimenta, repolho e tomate. E o costume ajuda a manter o peso em dia provavelmente por conta do vinegre das iguarias. Evidências crescentes sugerem que o ácido acético, o principal componente do vinagre, ajuda a reduzir a pressão sanguínea, os níveis de açúcar no sangue e a formação de gordura.
África do Sul
O chá de rooibos (arbusto cultivado apenas em uma pequena área no Cedarberg, da província do Cabo Ocidental, na África do Sul) é apreciado em todo o país. É naturalmente doce e, portanto, não precisa de adição de açúcar. "Culturas que bebem chá geralmente têm índices mais baixos de obesidade. Isso pode ser por conta de compostos especiais, como catequinas, que determinados chás contêm, ou porque podemos simplesmente pensar que estamos com fome, quando estamos desidratados", disse Fred Pescatore, presidente daAssociação Internacional e Americana de Nutricionistas Clínicos.
Noruega
Tenha um domingo em família e saia para passear pelo bairro. Na Noruega, todos, desde crianças aos idosos, vão caminhar (no verão) ou esquiar (no inverno).
Índia
Invista na ioga. Um estudo recente descobriu que os praticantes têm um índice mais baixo de massa corporal (IMC) do que os adeptos a outras modalidades. E existem muitas razões para isso. É melhor fazê-la com o estômago vazio e ainda constrói músculos, o que estimula o metabolismo. Além disso, encoraja a ter mais atenção e, assim, é mais fácil perceber quando se está satisfeito.
Japão
Tire uma soneca. No Japão, muitas pessoas reservam 20 a 30 minutos diários para cochilar, disse o pesquisador de sono James Maas, da Universidade de Cornell, dos Estados Unidos. Há crescentes evidências de que privação de sono crônica aumenta o risco de ganho de peso. Maas acusa dois hormônios: leptina, que ajuda o cérebro sentir quando você está satisfeito, e grelina, que provoca a fome. Quanto menos descanso você tem, menor é o nível de leptina e maior o de grelina.
México
Não deixe para consumir a maior parte das calorias diárias à noite. Prefira o café da manhã e o almoço. Os mexicanos, por exemplo, têm a maior refeição tradicionalmente entre 14h e 16h. Assim, ao se ingerir menos à noite, acorda com fome e lança mão de um café da manhã maior, o que facilita o controle de peso.
Finlândia
Pratique caminhada nórdica. Os finlandeses saem para andar segurando duas varetas leves. Além de ajudar no equilíbrio, elas fazem com que os músculos dos ombros, braços e tronco também trabalhem. Assim, queima-se 20% mais calorias, de acordo com um estudo doInstituto Cooper, em Dallas, Estados Unidos.
Holanda
Os holandeses consomem cerca de 85 milhões de arenque por ano. Eles são colocados em conserva e, então, servidos como lanches ou em pães macios com cebolas e pepinos em conserva para o almoço. A iguaria contém ácidos graxos ômega 3, que reduzem os níveis do hormônio do estresse cortisol, que é conhecido por aumentar a quantidade de gordura em torno da cintura.




APROVEITE O QUE AS DICAS TÊM PARA LHE DIZER!