Por Redação do Blog
A importância do uso da aerodinâmica no ciclismo já é do
conhecimento de todos que o praticam.A primeira vez que essas mudanças se
tornaram visíveis foi no Tour de France de 1989, quando o ciclista LeMond levou
vantagem de 8s em relação a Fignon por estar em uma bicicleta com aerodinâmica
mais bem trabalhada e exclusiva, até então, vencendo o Tour. Até aí tudo bem,
mas a questão é: de que adianta a aerodinâmica para um ciclista amador, sem
acesso a túneis de vento e peças específicas para cada situação de corrida?
A primeira coisa a saber é que o arrasto
aerodinâmico de uma bicicleta convencional é de apenas 1/3 de quando o conjunto
bicicleta + ciclista está formado. Ou seja, é muito mais viável e eficiente
buscar o arrasto pelo ciclista do que pela bicicleta
Logo, se você está a fim de dar mais trabalho a seus parceiros de treino e economizar
uns (baitas) segundos (considerando uma distância de 40km percorrida a uma
velocidade média de 37km/h – tempo total: 1h05min), faça o seguinte:
- Remover a garrafinha e suporte: 26s.
- Raspar as pernas: 5s (Aí está o argumento que você usa para a pergunta que sempre te fazem por aí “Uai, por que você depilou as pernas?”).
- Meias de Nylon: 4s.
- Shoe Covers (bota de cobertura da sapatilha) 13s .
- Skinsuit de manga curta: 29s.
- Capacete aero: 47s.
Fonte (Alemã): http://www.lustaufzukunft.de/pivit/aero/aerodynamik.html
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