16 de janeiro de 2014

Receitas que visam hipertrofia: Hambúrguer de Atum

Por Paulo Octávio Tassinari
O atum é um grande aliado quando o assunto é hipertrofia.  Além de possuir quantidade significativa de proteína, contêm ainda o ômega-3. Entretanto, nem todos apreciam o sabor desse peixe e acabam o excluindo da dieta anabólica. Esse hambúrguer, acredite, tem um sabor que não deixa evidências de que o atum é o ingrediente predominante. Vale a pena fazer.
Ingredientes:
  • 1 lata de atum em água;
  • 1 ovo inteiro;
  • 2 colheres de sopa de cebola ralada;
  • Meia xícara de aveia em flocos finos;
  • Sal e pimenta a gosto;

Modo de preparo:

Misture tudo e faça dois ou três bolinhos (hambúrgueres). Depois é só fritar em uma frigideira antiaderentes ou grelhar (no grill). Feito isso basta colocar o hambúrguer em um pão integral com tomate e alface e o que mais quiser, evitando apenas coisas gordurosas. Contando apenas com a lata de atum e o ovo inteiro, você estará ingerindo 40 gramas de proteína. Isso é bastante significativo!
Bom apetite!


9 de janeiro de 2014

O Conceito de memória muscular

por Paulo Octávio Tassinari

Há alguns anos tem sido muito discutido o conceito de memória muscular. A descoberta de tal conhecimento é simplesmente ótima para aqueles atletas que investiram um bom tempo de suas vidas se exercitando e depois, por qualquer que fosse o motivo, tiveram que parar de praticar.

Toda essa teoria da "memória muscular" gira em torno das células musculares, os miócitos que, se somados compõem a estrutura muscular.

Conforme se pratica a atividade física, mais núcleos celulares vão sendo criados nas fibras musculares. Essa criação de novos núcleos de miócitos estimula a síntese de proteínas, aumentando o volume da estrutura muscular em uso devido ao aumento (inchaço) dos miócitos. E quando o exercício é suspenso durante longo tempo, os miócitos, que estão tendo menor atividade, perdem volume e o músculo por consequência fica menor também.

Entretanto, pensava-se que junto com a diminuição da massa muscular vinha também o decaimento do número de núcleos de miócitos, o que é falso. Os núcleos permanecem. E ficam esperando por atividade muscular. Isso é um grande incentivo para nós, atletas, pois se toda vez que déssemos uma pausa nos treinos por certo tempo sempre tivéssemos que começar a desenvolver a musculatura do zero, seria bem triste e trabalhoso.

Veja esse esquema:
Extraído de folha.com