29 de setembro de 2011

As Maiores Mentiras Contadas por ciclistas...


As frases mais mentirosas que dizemos aos parceiros de pedal... Muito bom!

1) Você aguenta
2) A trilha é leve
3) O pedal vai ser light
4) é só uma subidinha
5) ritmo ligth
6) Daqui pra frente é só descida
7) Tá chegando...
8) Depois daquele morro acaba a subida
9) Não tem areião não. Choveu e o terreno está uma blz.
10) Eu sei o caminho...
11)Tem um visual lindo depois, vale a pena.
12) Tem só um riozinho no meio.
13) Até o *fulano* foi...
14) é aqui pertinho!!!
15) Fica calmo qualquer coisa eu te espero.
16) Nem precisa levar o farol, a gente chega cedo
17) O visual compensa o esforço da subida...
18) Eu nunca usei o volantinho.
19) Tamo quase chegando. Só mais 2 km!
20) É a última subida.
21) Não leva camelbak não! Vamos só da uma voltinho, uma garrafinha tá bom.
22) a volta é mais tranquila
23) hoje acordei mal, normalmente subo aqui de coroão
24) (Mentira não falada) Quando ultrapassa o amigo naquela subida insana, apesar de querer botar os bofes de fora, faz cara de Mona Lisa e prende a respiração pra parecer que tá tudo sob controle.
25) A subida é leve, vai que vai!
26) "Era pra eu ter conseguido pódio, mas meu pneu furou três vezes"
27) Essa subida é moleza. Eu subi muito devagar porque meus pneus não estão bem cheios.

Corrida Amistosa dia 06 de Outubro na Marginal Cascavél, em Goiânia...


Por Redação do blog

A FGC promove, no dia 06 de Outubro, na marginal Cascavél em Goiânia, uma prova ciclística amistosa que acontecerá à noite, com largada entre 19 e 20 horas. Interessados devem comparecer no local para se inscreverem. Como de costume, a marginal é legalmente fechada para esses tipos de competição e não expõe os ciclistas a riscos como acidentes envolvendo veículos.

Lista de Suplementos alimentares - Parte 3 de 7



  • Multivitamínicos ou Polivitamínicos
        Os multivitamínicos ou polivitamínicos nada mais são do que qualquer conjunto preparado que contenha mais de uma vitamina. Estes podem ser comercializados em doses de injeção, em comprimidos (mais vendidos atualmente), em pó e em tabletes. De sua composição fazem parte diversas vitaminas e, na maioria dos casos, sais minerais. A fabricação destes é variada já que atende diferentes segmentos de consumidores, separados pela faixa etária. Ao suplementar a dieta com vitaminas e minerais adicionais, os multivitamínicos podem ser uma ferramenta valiosa para aqueles com desbalanceamento na dietaou que tenham necessidades nutricionais diferenciadas. Pessoas com desequilíbrio alimentar podem incluir aquelas com dietas restritivas e as que não podem comer uma dieta nutritiva. Mulheres grávidas e idosos têm necessidades nutricionais diferenciadas, e algum multivitamínico pode ser receitado pelo médico. Ainda que multivitamínicos possam ser importantes para corrigir desequilíbrios na dieta, vale a pena ter precaução básica ao tomá-los, especialmente se a pessoa tem alguma condição médica. Mulheres grávidas devem consultar seu médico antes de tomar qualquer multivitamínico. Muitas deficiências graves de minerais e vitaminas requerem tratamento médico, e não podem ser tratadas com multivitamínicos vendidos em balcões de drogarias. Multivitamínicos podem ser tóxicos se grandes doses de várias vitaminas e minerais forem ingeridas. Em especial, isso inclui vitamina A, vitamina D, vitamina B6, ferro e potássio. Além disso, várias condições médicas e medicamentos podem interagir negativamente com multivitamínicos. Para adultos normais, que tomam multivitamínicos para fins gerais de saúde, é recomendado que estes não contenham mais de 100% da dose diária recomendada de cada ingrediente.
  • Óleo de peixe

        O óleo de peixe contém ácidos graxos ômega 3* e é recomendado para uma dieta saudável. É benéfico ingerir óleo de peixe pelo menos uma vez por semana, mas deve-se ter cuidado para evitar espécies de peixes que contêm mercúrio tóxico e outros contaminantes.Alguns especialistas acreditam que ingerir óleo de peixe (em qualquer forma) ajuda a regular o colesterol no organismo. Isso por causa dos altos níveis de ômega 3, cujos benefícios incluem não apenas a redução do colesterol, mas também propriedades anti-inflamatórias e efeitos positivos na composição corporal. A "American Heart Association" recomenda o consumo de um grama de óleo de peixe diariamente, preferencialmente através da alimentação, para pacientes com doença coronária.  De acordo com um estudo de setembro de 2005 da Louisiana State University, óleo de peixe pode proteger o cérebro de problemas cognitivos associados ao mal de Alzheimer.
_________________________________________________________________________________
Sobre o ômega-3 e os tipos de gorduras

Gorduras Poli-Insaturadas
Na nutrição, a gordura poli-insaturada é um ácido graxo com mais de uma ligação dupla na sua molécula. As mais "famosas" são Ômega 3 e 6. São encontradas em peixes de água fria, frutos do mar, e em óleo de canola. Todos estes são ricos em Ômega 3. Já os ricos em Ômega 6 são: óleos de girassol e soja e sementes oleaginosas. Esse tipo de gordura ajuda a aumentar as taxas do "colesterol bom", o HDL, e manter baixas as taxas do colesterol ruim, o LDL.

Gorduras Mono-Insaturadas
Na nutrição, as gorduras monoinsaturadas são ácidos graxos com uma ligação dupla na molécula.Estão presentes em alimentos como o azeite de oliva, canola, abacateamendoim e alguns tipos de nozes. Ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim no sangue (LDL-Colesterol), sem reduzir os de HDL-Colesterol. Porém seu consumo em excesso não é recomendável (apesar de saber bem). As gordura monoinsaturadas são estáveis, podem ser aquecidas, além de protegerem as polinsaturadas da oxidação,sendo estas últimas muito oxidáveis. e instáveis.

ÔMEGA-3
Os ácidos graxos ômega 3, como o ácido alfa-linolênico, ácido eicosapentaenóico e o ácido docosahexanóico, são ácidos carboxílicos poli-insaturados, em que a dupla ligação está no terceiro carbono a partir da extremidade oposta à carboxila. Muitos deles (e outros ômega 6) são chamados de "essenciais" porque não podem ser sintetizados pelo corpo e devem ser consumidos sob a forma de gorduras. A ingestão do ômega 3 auxilia na diminuição dos níveis de triglicerídeos e colesterol ruim LDL, enquanto pode favorecer o aumento do colestrol bom HDL. Possui ainda importante papel em alergias e processos inflamatórios, pois são necessários para a formação das prostaglandinas inflamatórias, tromboxanos e leucotrienos. Podemos encontrá-lo nas nozes, castanhas, peixes especialmente de águas frias, rúcula e nos óleos vegetais, como azeite, canola, soja e milho.

Gordura Saturada A gordura saturada é um dos dois tipos de gordura que aparecem nos alimentos. É distinguida da gordura não saturada no sentido em que não há ligação dupla entre os átomos de carbono na sua constituição química, fazendo com que os ácidos gordos fiquem saturados com hidrogênio. Gordura saturada ocorre de forma natural nos animais, enquanto que a gordura não saturada, como o azeite permanece de forma fluída. A gordura saturada é menos propícia a perder as suas propriedades enquanto é preparada.
_________________________________________________________________________________
  • Própolis
        Própolis é elaborada pelas abelhas a partir de resinas de broto e outras partes do tecido vegetal misturando suas enzimas salivares, cera, pólen e materiais inorgânicos. De um modo geral, a própolis é constituída de 55% de resinas e bálsamos, 30% de cera, 10% de compostos voláteis e 5% de pólen e outros compostos inorgânicos. A própolis é usada há milhares de anos pelos antigos povos humanos para o tratamento de doenças infecciosas. Apesar do uso ancestral da própolis, somente nas últimas décadas foram intensificados os estudos de suas propriedades. Vários ensaios biológicos destacam as propriedade da própolis como antiinflamatória, bactericida, fungicida, hepatoprotetora, cicatrizante, antiúlcera, anti-cárie e anestésica. A composição química da própolis varia bastante de região para região. A própolis européia tem como principais componentes flavonóides (antioxidantes), ácido benzóico e seus ésteres, os ácidos e ésteres fenólicos substituídos, carboidratos, ácidos graxos e terpenos. Já a própolis brasileira é constituída principalmente de ácidos fenólicos prenilados, lignanas, terpenos e álcoois terpênicos e pequenas quantidades de flavonóides.


28 de setembro de 2011

Lista de Suplementos alimentares - Parte 2 de 7

Por redação do blog

  • Cafeína
É um importante estimulante do sistema nervoso central. Presente em chás, café, chocolate, guaraná e refrigerantes. Tem sido usado no exercício para reduzir a percepção de esforço, pois a cafeína modifica o limiar da dor, melhorando a performance. Seu efeito lipotrófico (emagrecedor) pode estar associado à liberação do hormônio catabólico adrenalina.
Cuidado: apesar de ser mais fraca que a efedrina, ela pode gerar uma estimulação excessiva gerando uma liberação de adrenalina em quantidades perigosas, além de estimular a prática de exercício acima dos níveis seguros.
A cafeína também possui um potente efeito diurético, prejudicando a hidratação em atividades prolongadas.

Parecer científico:
Apesar de ter eficiência comprovada em muitos trabalhos, a cafeína pode ser bastante prejudicial a alguns indivíduos, enquanto que apresenta pouco, ou nenhum efeito àqueles que já a consomem habitualmente.
(Phillips, B. Sports supplement revew. 3ª ed. 1998)
  • Creatina

Substância composta de 2 aminoácidos (glicina e arginina) que é produzida em nossas células.
Ela possui uma característica especial: é a principal molécula de ressíntese de ATP nos primeiros 10 segundos de atividades máximas, o que significa que quando sua concentração é aumentada pela suplementação, a ressíntese de ATP é mais eficiente e a recuperação muscular mais rápida, ou seja, ela deve ser usada se o exercício for de grande intensidade, curta duração e com pequenos intervalos para recuperação. Assim como no caso da glutamina, o seu efeito osmótico tem sido relacionado a uma maior síntese protéica. Por seu efeito osmótico, muitos atletas reclamam da retenção hídrica. Até o momento não há comprovação, mas especula-se que seu uso possa gerar problemas hepáticos, renais e cãibras.


  • Glicerol
Recebe este nome a parte hidrofóbica presente nas moléculas dos triglicerídeos. Ele é um composto orgânico pertencente à função álcool e é precursor para a síntese de triglicerídeos e de fosfolipídios, no fígado e no tecido adiposo. Elé é, também, um produto da combustão de lipídios, quando o organismo os usa como forma de energia, sendo convertido em glicose.
O glicerol é reconhecido como garantido para o consumo humano desde anos 50. Vários estudos mostraram que uma grande quantidade de glicerol (sintético ou natural) pode ser administrada sem aparecimento de qualquer efeito adverso à saúde. E a sua função é de reter água no organismo, promovendo uma hiper-hidratação. A dose padrão utilizada é de 1g/kg de massa corporal com 1,5 L de água em intervalos de 60 a 120 minutos de atividade.

                                                       


27 de setembro de 2011

Soja, uma "bomba" proteica que substitui a carne vermelha.

Devido ao seu elevado (e reconhecido) teor de ácidos graxos poli-insaturados, fibra, vitaminas e minerais e ao seu reduzido teor de gordura saturada, o consumo de soja e produtos derivados pode ter um papel importante na prevenção das doenças cardiovasculares, no combate à osteoporose e a alguns sintomas desagradáveis da menopausa, na redução dos níveis do chamado colesterol mau (LDL) e na prevenção de alguns cânceres.
 Apesar de ser uma leguminosa, a soja apresenta características muito diferentes das leguminosas convencionais (feijão, grão, lentilhas, favas ou ervilhas). Tem um valor proteico superior e contém TODOS os aminoácidos essenciais.
O seu teor proteico é de tal forma substancial que se equipara ao da carne, sendo, se respeitada a proporção da quantidade, 4 vezes superior ao do ovo e 12 vezes maior que o do leite. Rica em potássio e fósforo, as suas sementes têm uma grande quantidade de vitaminas como a A, B, C e D.
Além disso, a soja:
- Atua na prevenção de doenças cardiovasculares;
- Ao contrário da carne e de outros produtos de origem animal, a soja conta com uma quantidade mínima de ácidos graxos saturados e não contém colesterol, podendo ser uma alternativa fiel e ideal ao consumo de carne, desde que consumida em uma quantidade um pouco maior do que o habitual.
- Ajuda a regular o peso;
- O seu elevado teor de fibra contribui para o controle do peso, uma vez que torna a digestão dos alimentos mais lenta, aumentando a sensação de saciedade e retardando a absorção de alguns nutrientes, principalmente a glicose;
- Facilita também o trânsito intestinal;
- Pode ajudar a prevenir alguns tipos de câncer;
- Combate a osteoporose;
-Apesar de ser pobre em cálcio, a soja aumenta a retenção deste mineral no organismo, uma vez que, ao contrário da proteína animal, não favorece a sua excreção pela urina, impedindo a perda de massa óssea.
- Reduz os sintomas da menopausa;






Lista de Suplementos alimentares - Parte 1 de 7


Por Redação do blog

·     Ácido Linoléico Conjugado – CLA 
      É um derivado do lipídio encontrado principalmente em ovos, laticínios, carnes e aves. O CLA têm sido bastante utilizado como suplemento por atletas devido ao seu suposto efeito em aumentar a utilização de gordura pelo organismo e, assim, promover o emagrecimento e aumento de massa magra

      Estudos com animais têm demonstrado resultados animadores na redução de gordura corporal. Porém, os estudos em humanos não indicaram a mesma eficiência obtida em camundongos. Os melhores resultados em humanos na diminuição da gordura corporal aconteceram naqueles que tinham deficiência de CLA no organismo, como por exemplo   pessoas vegetarianas. Os obesos também conseguiram melhores resultados no uso do ácido linoléico conjugado na redução da gordura corporal. 
      Além de reduzir a gordura corporal, o CLA também poderia ser útil para diabéticos ao ajudar a evitar a hiperglicemia.

·     Albumina:
       É a proteína mais abundante em ovos. Presente também, no músculo e no sangue. Comercialmente extraída da clara do ovo, a albumina é uma proteína de alto valor biológico (que fornece todos os aminoácidos essenciais) sendo muito importante para atletas que desejam realizar um dieta hiperprotéica.
·     BCAA - Leucina, Valina e Isoleucina
      São aminoácidos abundantes em carnes e que têm a característica de serem essenciais ao organismo, ou seja, o corpo não os produz.
      -Para que servem?
      Esses três aminoácidos passaram a atrair a atenção de pesquisas quando, na década de 80, formulou-se a hipótese de que seu uso reduz as chances do triptofano plasmático chegar à barreira hemato-encefálica reduzindo a produção de serotonina no cérebro, de modo que os sintomas de fadiga relacionada ao exercício seriam reduzidos. Porém, o seu uso também pode estar associado à melhora dos processos anabólicos e anti-catabólicos.

·     Bicarbonato de Sódio
      É um potente elemento tampão produzido pelo organismo.

      -Para que serve?
      Durante atividade com predomínio da glicólise anaeróbia, o pH sangüíneo tende a reduzir-se prejudicando a performance. O propósito de ingerir tal substância é para elevar o pH para que a queda da performance associada à acidez seja retardada.


Gostou? Amanhã vem a 2ª parte!

26 de setembro de 2011

Tour de France 2011 - Fotos Marcantes...


Por Redação do blog

Achei algumas fotos que me surpreenderam. Estas imagens foram encontradas na internet e proporcionam muito impacto em quem as vê. Aprecie... Caso quiser vê-las em tamanho maior, clique sobre uma delas...

O intestino deste fica mais embaixo


Johnny Hoogerland caiu sobre uma cerca na 9ª etapa...

...e se machucou muito!

25 de setembro de 2011

Resultado do Mundial de Ciclismo de Estrada Elite Masculino



          Mark Cavendish (Inglaterra), de 26 anos de idade, é o novo campeão do mundo no ciclismo de estrada. O inglês deu à Inglaterra a segunda medalha de ouro no mundial e, pela primeira vez na carreira, conquistou ouro no mundial. Cavendish conseguiu fazer o percurso de 266 km em 5h40'27".
Com a equipe da Inglaterra sempre envolvida no pelotão principal, Cavendish sentiu-se sempre apoiado, apesar de nos últimos mil metros ter sido obrigado a procurar o caminho para a meta sem grande ajuda dos colegas de equipe.
          Quando faltavam 5 Km, Voeckler, N. Sorensen, Lodewyck e Hoogerland foram alcançados. Um pelotão compacto brigou pelo título numa estrada em que todos tiveram oportunidade de atacar. Graças a ajuda de Goss, que deixou a parte direita da estrada livre, Cavendish ultrapassou com maior rapidez os outros ciclistas, deixando para trás a "barreira humana" na parte final do percurso.
          Mas Cavendish quando arrancou a 150 metros da chegada não deu hipóteses a quem quer que fosse, sagrando-se campeão do mundo, que lhe confere um outro título honorífico de melhor sprinter do mundo, à frente do australiano Matteew Goss(Austrália) e de André Greipel(alemanha; 3º lugar), decidido na "photo finish" por causa da disputa com Fabian Cancellara, que realmente ficou em 4º por questão de menos de 1 milímetro.
          Apesar de não ter ainda contrato com alguma equipe para 2012, Mark está ciente de que usará a camisola "arco-íris", que representa a camisa do campeão do mundo.
          Sobre a seleção brasilseira de ciclismo, podemos afirmar uma coisa: ela está longe de se equiparar aos ciclistas da Europa, pois neste continente os atletas são valorizados e ganham bem, ao contrário do nosso país, onde, se um indivíduo pensar em viver apenas de ciclismo, morre de fome, porque tem que comprar peças recheadas de impostos e os patrocinadores são escassos ou não estão nem aí pra esse esporte tão maravilhoso. E reflexo desse desleixo se transforma em péssimos resultados no mundial. Veja os nomes dos atletas brasileiros grifados em vermelho abaixo:

Resultados:

1 Mark Cavendish (Great Britain) 5:40:27
2 Matthew Harley Goss (Australia)
3 André Greipel (Germany)
4 Fabian Cancellara (Switzerland)
5 Jurgen Roelandts (Belgium)
6 Romain Feillu (France)
7 Borut Bozic (Slovenia)
8 Edvald Boasson Hagen (Norway)
9 Oscar Freire Gomez (Spain)
10 Tyler Farrar (United States Of America)
11 Denis Galimzyanov (Russian Federation)
12 Peter Sagan (Slovakia)
13 Anthony Ravard (France)
14 Daniele Bennati (Italy)
15 Rui Costa (Portugal)
16 Manuel Antonio Leal Cardoso (Portugal)
17 Philippe Gilbert (Belgium)
18 Michael Morkov (Denmark)
19 David Veilleux (Canada)
20 Grega Bole (Slovenia)
119º Rafael Andriato (Brazil)
149º Gregory Panizo (Brazil) a 8’54″ ---- Que vergonha!!!


Mark Cavendish (centro);  Matthew Goss (Australia);  Andre Greipel (Alem.)

23 de setembro de 2011

Imposto para importação de bicicletas também sofre elevação...


Fonte: http://www.infomoney.com.br/tributos/noticia/

          Em meio ao anúncio do aumento da alíquota do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para veículos importados, o governo também aproveitou a revisão anual da Letec (Lista de Exceção da Tarifa Externa Comum) do Mercosul para aumentar de 20% para 35% a alíquota do II (Imposto de Importação) das bicicletas.
          Para o diretor executivo da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares), Moacyr Alberto Paes, a medida é um avanço para o mercado nacional de bicicletas. “O Brasil é o terceiro maior produtor mundial de bicicletas, mas tinha uma das menores alíquotas de importação do mundo. Consideramos a medida um avanço para o setor, uma vez que as importações do mercado informal prejudicam o segmento”, afirma.
          Dados do Ministério da Indústria e Comércio mostram que as importações de bicicletas aumentaram de forma significativa nos últimos anos. Em quatro anos, houve crescimento de 420%, passando de 49 mil produtos importados em 2006, para 255 mil em 2010.
          De acordo com Paes, as grandes mudanças pelas quais atravessa a indústria mundial de bicicletas geram oportunidade de desenvolvimento para os fabricantes nacionais, fazendo com que o País possa se tornar um grande polo exportador do produto.
          Segundo o presidente, essa mudança pode (não é certeza!) abrir novos mercados para a indústria nacional. “O Brasil pode e deve tentar se posicionar como uma alternativa de produção para o mundo e capturar uma parte da demanda global. Algumas empresas nacionais, inclusive, já estão sendo procuradas por grandes players mundiais com interesse na produção de seus produtos aqui no País”, explica.
___________________________________________________________________________________
Opinião da redação do blog
       
          Comprar bicicletas importadas agora será mais difícil. Mas, em compensação, nossa indústria nacional, como Vzan e Caloi, por exemplo, serão beneficiadas e já têm, disponíveis no mercado, excelentes produtos, dos mais simples até peças recheadas de tecnologia e feitas grande parte em carbono, inclusive.

Trânsito não muda no Dia Mundial Sem Carro. Nada mudou...

Originalmente escrito por Galtiery Rodrigues                                                           Adaptado pela redação do Blog

          Você sentiu diferença no trânsito de Goiânia ontem? Provavelmente, não. O dia marcado por inúmeras iniciativas em comemoração ao Dia Mundial Sem Carro não foi atípico, pelo contrário. Não houve alteração perceptível no número de veículos nas ruas e a quantidade de acidentes de trânsito permaneceu na média dos demais. Até as 17 horas, a central de ocorrências da Agência Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (AMT) havia registrado 45 casos sem vítima e o Corpo de Bombeiros atendeu, das 7 horas até o final da tarde, 18 ocorrências com vítimas. Entre elas, a envolvida foi Valdete Campos Pereira, de 72 anos.
           Apesar do aumento de ciclistas nas ruas, os congestionamentos continuaram os mesmos. E as autoridades que se arriscaram a andar de bicicleta para incentivar a população sentiram na pele o perigo que é pedalar entre os carros. O presidente da AMT, Miguel Tiago, foi quem percorreu o maior trajeto. Ele saiu de casa, no Setor Jaó, região norte de Goiânia, e foi até a sede da agência, no Setor Serrinha, região sul. Ele constatou: “Realmente não é seguro sair por aí pedalando. Fiquei preocupado e até com medo em alguns momentos” (Jura?). Miguel conta que ao passar pela Avenida José Monteiro, em frente à Secretaria da Fazenda (Sefaz), no Negrão de Lima, um ônibus passou bem próximo a ele, o que lhe assustou.
          Apesar disso, ele avalia que o dia foi positivo, em razão do envolvimento de vários órgãos públicos e da reflexão que possibilitou. Cita dado que demonstra o envolvimento da população. O número de bikes nos bicicletários dos terminais de ônibus Bandeiras, Araguaia e Cruzeiro aumentaram 50%. E isso aconteceu porque a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) promoveu campanha de incentivo, em que isentou da tarifa do ônibus aqueles que fossem de bicicleta para alguns destes terminais para pegar o coletivo depois.
           Antônio Júnior, 30, sempre vai trabalhar de bicicleta. Ontem, a reportagem o encontrou, quando atravessava uma das faixas de pedestre da Avenida Anhanguera, no Centro, empurrando a “magrela”.“Nem sabia que tinha dia específico para comemorar isso. Que bom! Pedalo muito em Goiânia e é difícil encontrar motoristas educados e que respeitam o ciclista.”  
          O dia, que começou com o governador em exercício José Eliton (DEM) pedalando da Tamandaré até a Praça Cívica, terminou com passeio ciclístico promovido pelo Detran-GO na noite de ontem, com cerca de 300 ciclistas.
Lembemo-nos: dia 22 de Setembro é o dia mundial sem carro... use sua bicicleta ou vá a pé! Faz bem para a saúde, exceto quando um veículo não te atropela ou você é roubado(a) em plena luz do dia...



Programa de Recuperação de Estradas do Governo Estadual está em andamento...


Por redação do blog
     
       Este programa prevê inicialmente (1ª etapa) a reconstrução de 2.081,4 quilômetros que contemplarão 42 trechos rodoviários de 28 rodovias pavimentadas estaduais espalhadas em todas as regiões de Goiás.
      Com início previsto em 15 de julho de 2011, o que já não foi cumprido, pois a 1ª obra iniciou-se somente em 1º de Setembro, as obras consistem na retirada do pavimento antigo, deteriorado, e na construção de uma nova capa asfáltica, com a consequente sinalização horizontal (faixas) e vertical (placas). Com a conclusão da primeira etapa do Programa, a Agetop prevê o início da segunda fase, que ocorrerá em 2012, só não sabemos quando exatamente, se será em Janeiro ou até Dezembro de 2012... Neste grupo estão elencados 55 trechos em 41 rodovias estaduais, num total de 2 mil quilômetros.
      Somados os dois grupos iniciais do Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais, a Agetop reconstruirá em dois anos cerca de 42 % da malha viária pavimentada do Estado, com a renovação do pavimento de rodovias importantes para o escoamento da produção agropecuária e para a movimentação de cargas responsáveis pelo abastecimento de produtos diversos.
      Veja a seguir os trechos beneficiados, na 1ª etapa somente, pelo Programa de Reconstrução de Rodovias e quais já estão em andamento conforme legenda abaixo.
_________________________________________________________________________________
[Em andamento]
[Vianópolis-GO - Nossa cidade - Identificação]
_________________________________________________________________________________


Grupo I - Programa de Reconstrução de Rodovias Estaduais - 2011
Item
Rodovia
Trecho
Ext. Trecho (Km)
01
GO-020
CRISTIANÓPOLIS / PIRES DO RIO
50,4
02
GO-040
ARAGOIÂNIA / ENTR. GO-215 (PONTALINA)
75,3
03
GO-050
CHAPADÃO DO CÉU / DIVISA GO/MS
37
04
GO-050
TRINDADE / CAMPESTRE
24,1
05
GO-060
IPORÁ / PIRANHAS
90,2
06
GO-070
ENTR. GO-154 / ITABERAÍ
22
07
GO-080
JARAGUÁ / GOIANÉSIA
53
08
GO-112
SIMOLÂNDIA / IACIARA
50,3
09
GO-118
DIVISA DF/GO/ SÃO JOÃO DA ALIANÇA
95,5
10
GO-154
ITAGUARI / ITAGUARU
16,3
11
GO-154
CERES / CARMO DO RIO VERDE
14,4
12
GO-154
PILAR DE GOIÁS / SANTA TEREZINHA
44,2
13
GO-164
CONTORNO DE FIRMINÓPOLIS
1,1
14
GO-164
SÃO LUÍS DE MONTES BELOS / SANCLERLÂNDIA
38
15
GO-164
QUIRINÓPOLIS / PARANAIGUARA
65
16
GO-164
CIDADE DE GOIÁS / ARAGUAPAZ
116,7
17
GO-164
ARAGUAPAZ / NOVA CRIXÁS
119,8
18
GO-164
NOVA CRIXÁS / SÃO MIGUEL DO ARAGUAIA
94,9
19
GO-174
RIO VERDE / APARECIDA DO RIO DOCE
62,3
20
GO-174
IPORÁ / MONTIVIDIU
116
21
GO-184
JATAÍ / ITUMIRIM
80,6
22
GO-206
INACIOLÂNDIA / QUIRINÓPOLIS
45,2
23
GO-206
QUIRINÓPOLIS / CAÇU
68,2
24
GO-206
CONTORNO DE QUIRINÓPOLIS
3,9
25
GO-220
ENTR. BR-158 / MONTIVIDIU
81,5
26
GO-222
PERÍMETRO URBANO DE ARAÇU
1,8
27
GO-222
ANÁPOLIS / NERÓPOLIS
29,7
28
GO-225
CORUMBÁ DE GOIÁS / PIRENÓPOLIS
19
29
GO-241
SANTA TEREZA DE GOIÁS / FORMOSO
21
30
GO-302
APORÉ / ITAJÁ
44,8
31
GO-330
PIRES DO RIO / IPAMERI
54,7
32
GO-330
IPAMERI / CATALÃO
57,4
33
GO-330
VIANÓPOLIS / PIRES DO RIO
75,6
34
GO-336
ENTR. BR-153 / ITAPACI
17,6
35
GO-341
MINEIROS / DIVISA GO-MS
114,6
36
GO-346
ENTR. BR-020 / CABECEIRAS
43
37
GO-420
ENTR. GO-070 /BRAZABRANTES / NOVA VENEZA
19,2
38
GO-428
CAMPINORTE / NOVA IGUAÇU
26
39
GO-515
PANAMÁ / GOIATUBA
18,2
40
GO-530
ARAGUAPAZ / ARUANÃ
56,4
41
GO-536
ENTR. GO-020 / SENADOR CANEDO
6,6
42
GO-556
ENTR. GO-428 / ALTO HORIZONTE
9,9
Total
2.081,4
_________________________________________________________________________________
O treho da GO-330 correspondente a Vianópolis/Catalão está no lote 13 do programa de reconstrução e a conclusão do julgamento final do processo licitatório deu-se no dia  19 de Agosto de 2011 (concidente com o dia do aniversário de Vianópolis). Visto que a empresa vencedora da licitação possui 6 meses corridos para a conclusão da obra, esse trecho deve estar pronto até dia 19 de Fevereiro de 2012. A empresa que refará a capa asfáltica será a empresa BT - Construções LTDA, vencedora da licitação com o valor de R$17.158.997,72.